/ PROJETO PRR_LFA

CNCG Demo Course

Credits
3 ECTS
Duration
81 hours
Vacancies
Regime/Location
Online (Síncrono)
Language(s) of instruction
Portuguese
Funding
Recovery and Resilience Plan

Next edition

Registration period

01/11/2025 to 01/11/2025

Course duration

01/11/2025 to 01/11/2025

Presentation

O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade. 

O Curso de Envelhecimento Ativo e Saudável organiza-se em 3 módulos:

Um módulo estruturante que oferece conhecimentos teóricos fundamentais ao objeto do curso; um módulo que aborda os pilares transdisciplinares - médico, cuidador e tecnologia, que devem ser considerados na abordagem à temática do envelhecimento; e um módulo de carácter mais prático que aborda procedimentos a considerar na intervenção com o idoso. Esta estrutura modular é sequencial e decorre de acordo com a calendarização indicada no cronograma do curso.

A metodologia assenta numa aprendizagem ativa do estudante, cujo processo de aprendizagem assenta na apropriação dos conteúdos e recursos de apoio disponibilizados para estudo das matérias, e na realização das diversas atividades que vão sendo propostas. Para cada módulo estão previstas as seguintes técnicas pedagógicas: Trabalho transmissivo: exposição de informação em suporte multimédia; Trabalho individual independente: leitura; análise e tratamento de informação; Trabalho de grupo: discussão e análise de casos práticos; Trabalho demonstrativo: demonstrações de procedimentos em vídeo-aula no âmbito dos cuidados ao idoso. Os conteúdos estão organizados por temas e são expostos através de textos com sinopses dos mesmos, e vídeos com especialistas da área, que permitem aprofundar as temáticas propostas.

Para cada módulo existe um coordenador científico responsável pela dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pelo envolvimento do estudante e sua progressão no módulo, e pelo esclarecimento das dúvidas de conteúdo. Este curso é realizado em modalidade de ensino a distância, não implicando a participação dos estudantes em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os aprendentes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, podendo, contudo, existir a possibilidade de realização de uma sessão síncrona no final do curso para efeitos de validação e avaliação final. Está ainda previsto um período de ambientação à plataforma, no qual os estudantes poderão explorar as diversas ferramentas de comunicação, interação e aprendizagem, capacitando-os à utilização e navegação na plataforma Moodle. 

Para informações mais detalhadas sobre este curso e inscrições, consulte:

https://www.uc.pt/ucd/cursos/cursos-com-candidaturas-abertas/envelhecimento-ativo-e-saudavel-orientacoes-para-melhor-gestao-na-saude-e-na-doenca-eas-prr/ 

Objectives

  1. Update theoretical skills and epistemological knowledge in the field of History and related Social Sciences.
  2. Deepen essential didactic/learning contents of History.
  3. To promote scientific updating in the field of History.
  4. Conceive and guide projects in History didactics.
  5. Reflect on the place of History in current education and its relationship with society.

Skills to develop

At the end of the course, students should be able to:

  1. Articulate the syllabus with new practices conducive to the development of historical and citizenship skills.
  2. Establish a link between the concepts of local and regional history and heritage.
  3. Deepen knowledge of local history relating them to toponymy, literary excerpts, and heritage manifestations.
  4. Plan learning experiences to be developed by teachers in their classes.
  5. Produce useful teaching materials for teaching practice, promoting innovation, creativity and sharing.
  6. Stimulate the articulation between scientific research and innovation in the teaching of History.
  7. Contribute to updating and deepening the scientific-pedagogical knowledge of teachers on regional history.
  8. Know and evaluate the latest research and publications on local history.
  9. To make known primary sources, updated bibliography and resources that can be used in class.
  10. Know some institutions dedicated to the promotion of regional history.
  11. Share experiences and exchange opinions about the pedagogical activity exploring the potential of regional history.
  12. Select some activities to be applied to students, in the context of the classroom or outside the classroom, based on research in local history and historical cognition

Access conditions

  1. History teachers in office
  2. Order of registration
Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Methodology (organization and functioning of the course)

This training action will be organized in the form of a training course, with theoretical sessions, conference mode, complemented with practical application.
The theoretical component is organized in plenary conferences followed by debate.
The theoretical-practical component is organized in field work, with visits and interactions with training resources (documents) that can be used in a school context.

Predominant scientific area

Medicina

Languages of learning/evaluation

Português

Study plan

1 Envelhecimento Ativo e Saudável – orientações para melhor gestão na saúde e na doença

O curso EAS de uma forma integradora pretende conferir conhecimentos do processo de envelhecimento, quer a nível individual quer a nível da integração do sujeito idoso na sociedade. Como objetivo principal pretende que os formandos identifiquem praticas de cuidados de saúde, nomeadamente no que diz respeito às doenças inerentes ao processo de envelhecimento de forma a que possam dar apoio a pessoas com idade mais avançada. Neste curso intersetam-se conhecimentos articulados diretamente com a área médica, a área do cuidador e a área das tecnologias de apoio disponíveis no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

Promoters

Education Institutes

University of Coimbra

Organic unit(s)

Faculty of Medicine