Archive Management Unit

As alterações introduzidas pelo Despacho n.º 2234/2025, de 18 de fevereiro, ao Regulamento da Reitoria da Universidade de Coimbra - Regulamento n.º 359/2023, vieram, entre outras, atribuir à Divisão de Proteção de Dados e Informação Administrativa as competências de gestão do arquivo da Administração, através da Unidade de Gestão de Arquivo, cujas atribuições específicas, nos termos do artigo 19.º do referido regulamento, incluem, designadamente:

  • Acompanhar a aplicação da política institucional de gestão do acervo arquivístico;
  • Assegurar a difusão, a aplicação e a atualização transversal, nas e pelas estruturas e serviços competentes, de regulamentos, modelos, orientações e outros instrumentos que venham a ser aprovados no âmbito da classificação, da avaliação, da seleção, da eliminação e da conservação da informação arquivística;
  • Organizar e manter o arquivo da documentação da Administração;
  • Assegurar a custódia dos documentos da Administração e satisfazer pedidos de consulta de documentos;
  • Acompanhar, em articulação com a Divisão de Promoção da Qualidade, auditorias e certificações que incidam sobre a gestão documental;
  • Garantir a articulação com entidades externas no âmbito da gestão da informação de arquivo;
  • Desenvolver outras atividades que, no domínio da sua atuação, lhe sejam cometidas.

Nos termos do n.º 2 do mesmo artigo, a “Unidade de Gestão do Arquivo é dirigida por um coordenador de unidade".