Episódio #25 - Research Wellness
Um programa para melhorar a saúde mental de estudantes de doutoramento
Chama-se Research Wellness e é um programa promovido pelos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) para apoiar estudantes de doutoramento, e pessoas em carreiras de investigação, a cuidar da saúde mental durante o desafiante percurso científico. Este programa, que é promovido pela equipa de saúde mental dos SASUC, funciona de forma gratuita e remota, e trabalha quatro pilares centrais: stress e regulação emocional; gestão da incerteza e perfecionismo; procrastinação; e comunicação.
Com base num conjunto de necessidades que foram sendo identificadas pela equipa de saúde mental dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), foi criado o Research Wellness, um programa destinado principalmente a estudantes de doutoramento que pretende ajudar pessoas nesta fase do seu percurso a cuidar da saúde mental.
“Dar melhores estratégias para cuidar da saúde mental no contexto laboral, uma vez que este programa também é aberto a investigadores, e criar um grupo de humanidade comum – porque, muitas vezes, os sentimentos são partilhados por várias pessoas” formam os dois motivos centrais que levaram à criação deste programa, como explica a psicóloga clínica dos SASUC, Sofia Caetano.
Lançado em 2021, em plena pandemia de COVID-19, período em que as relações interpessoais foram profundamente afetadas pelo isolamento social, este programa foi muito importante para as pessoas que estavam a fazer doutoramento, em particular as que estavam longe do seu país de origem. A par do isolamento social, outras características comuns entre estudantes de doutoramento também motivaram o surgimento do programa, como a dificuldade em gerir o tempo ou o stress. “As pessoas que trabalham em investigação, em particular as que estão a fazer doutoramento, trabalham num contexto particularmente exigente: o horário de trabalho por vezes não tem limites; podem ter dificuldade na relação com orientadores; são perfecionistas; e é muito comum serem afetados pela síndrome do impostor – a ideia de que só chegaram aqui porque enganaram as pessoas fazendo-as acreditar que, realmente, são competentes”, contextualiza a psicologia clínica.
A partir destes medos e comportamentos partilhados por estudantes de doutoramento, o acompanhamento feito pelo Research Wellness assenta em três principais objetivos: 1) clarificação dos valores pessoais ligados ao contexto profissional – compreender o porquê, nomeadamente o que nos move e orienta nas decisões e na forma como trabalhamos; 2) resolução de problemas, regulação emocional e gestão de pensamentos, competências de comunicação – explorar o como, nomeadamente estratégias práticas para lidar com desafios, comunicar de forma eficaz (com orientadores, colegas, equipas) e manter o equilíbrio; 3) autocuidado e preparação para o futuro – projetar o “e depois?”, como cuidar de si, planear o caminho após o doutoramento ou o projeto de investigação e construir uma trajetória com propósito.
Num primeiro momento, o programa “ajuda cada participante a clarificar o que o levou a fazer doutoramento ou a entrar na área da investigação”, revela Sofia Caetano. “Isto é particularmente importante porque, quando as coisas estão a ser difíceis, se não for claro o que nos motiva a desenvolver determinada atividade, será difícil identificar qual o comportamento que vai ajudar a médio e a longo prazo a gerir determinada situação”, acrescenta.
A partir desta espécie de bússola, começam a ser trabalhados outros aspetos, como “identificar obstáculos e, consequentemente, implementar os comportamentos mais eficazes para apresentar soluções; implementar estratégias de regulação das emoções; e comunicar de forma assertiva – que também é muito importante para este grupo de pessoas”, clarifica a psicóloga dos SASUC.
E como os passos seguintes da vida profissional são uma grande preocupação para estudantes de doutoramento e investigadores, a fase final do programa Research Wellness foca-se no futuro. Sofia Caetano partilha que “procuram ajudar as pessoas a prepararem-se para o final da bolsa e para as expetativas face ao futuro, porque o facto de estarem inseridas num contexto que, infelizmente, ainda é precário e com muita incerteza, traz muita ansiedade antecipatória”.
A psicóloga clínica dos SASUC afirma que o feedback dos participantes tem sido “muito bom e tem proporcionado grandes melhorias, por exemplo, no suporte social e nas competências específicas destas pessoas”. “É importante que os participantes percebam que é impossível dar 100% ao trabalho e, em simultâneo, 100% à família, porque é normal não conseguirmos dar 100% em tudo o que fazemos. Esta informação pode parecer óbvia, mas, por vezes, vivemos momentos em que não temos esta clareza e é fundamental reforçá-la”, sublinha.
Este grupo de promoção da saúde mental funciona inteiramente de forma remota, sem sessões presenciais, de forma a responder às necessidades dos participantes. É gratuito e aberto a toda a comunidade de estudantes de doutoramento e investigadores da Universidade de Coimbra. Além deste programa, a equipa de saúde mental dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social presta ainda apoio em outros domínios, através de grupos de apoio dedicados à procrastinação, à gestão de sintomas de ansiedade ou à insónia, e de consultas individuais de acompanhamento psicológico.
Alguns dados sobre o Programa Research Wellness
Público-alvo: estudantes de doutoramento e investigadores da Universidade de Coimbra
Duração do programa: cinco sessões, cada uma com a duração de cerca de duas horas
Modalidade de acompanhamento: exclusivamente online
Equipa de acompanhamento: psicólogas clínicas da equipa de saúde mental dos SASUC
Informações sobre futuras edições do programa: www.uc.pt/sasuc/servicos-de-saude/saude-mental/quais-as-intervencoes-em-grupo-que-disponibilizam/
Outros serviços de apoio à saúde mental prestados pelos SASUC:www.uc.pt/sasuc/servicos-de-saude/saude-mental/
Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCM e Inês Coelho, DCM
Imagem e Edição de Vídeo: Ana Bartolomeu, DCM
Publicado a 09.10.2025