Urban Nature through Regenerative Planning, Emotions, and Narratives for Possible Futures
Resignify Urban Nature through Regenerative Planning, Emotions, and Narratives for Possible Futures foi aprovado para financiamento com a nota máxima no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos 2023.
O projeto visa integrar o design regenerativo, as emoções, os imaginários e as narrativas da natureza nas práticas de planeamento urbano, com estudo de caso na região norte de Portugal, reconhecendo a diversidade e a pluralidade das paisagens urbanas e as dinâmicas socioculturais. O foco vai além das áreas verdes tradicionais, abrangendo espaços naturais urbanos não convencionais, e promovendo a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de existência da natureza nas cidades.
O projeto será coordenado pelo CFE-UC, em coloração com a Universidade Aberta, tendo como IR Fátima Alves e CO-IRs Diogo Vidal e Rosário Rosa, envolvendo uma equipa interdisciplinar do grupo Sociedades e Sustentabilidade Ambiental: Ana Mendonça, Miguel Ferreira, Vanda Viegas, Jorge Moreira. Do LEAD da Universidade Aberta integram a equipa Luísa Aires e Marta Abelha. O projeto conta ainda com a participação de Paulo Castro Seixas, Luís Baptista (Universidade de Lisboa) e Sara Sucena (Universidade Fernando Pessoa).
O financiamento permitirá a contratação de um investigador doutorado e dois bolseiros com mestrado, fortalecendo a equipa para o desenvolvimento das atividades previstas.
SESrg Team
Ana Mendonça
Diogo Guedes Vidal
Fátima Alves
Jorge Moreira
Rosário Rosa
Vanda Viegas
Equipa do LEAD da Universidade Aberta
Luísa Aires
Marta Abelha
Outras Instituições
Luís Baptista
Paulo Castro Seixas
Sara Sucena