Publication date: 25-01-2011 11:25

Nos dias 27 a 29 de Janeiro terá lugar na Universidade de Coimbra, no Instituto de Arqueologia, o Interregional ARCANE Meeting "Larger Upper Mesopotamia".
Trata-se de uma das acções do Projecto ARCANE — Synchronizing Cultures and Civilizations of the Ancient Near East and the Eastern Mediterranean in the Third Millennium BC, financiado pela European Science Foundation, com comparticipação da FCT.
Este projecto interdisciplinar, que reune Humanidades e Tecnologias, integra especialistas de 26 países e inclui as mais reputadas instituições de investigação da Europa a trabalhar na região do Oriente Próximo sobre as questões da Idade do Bronze Antigo.
A área geográfica do projecto abrange todo o Mediterrâneo Oriental e o Oriente Próximo, do Egito ao Irão, de Chipre à Anatólia até o Golfo Árábico-Pérsico e tem como objectivo conseguir estabelecer sequências arqueológicas regionais com vista a obter uma visão sintética da evolução cronológica das primeiras civilizações do Mediterrâneo Oriental e Próximo Oriente.
Das onze regiões em que se divide o projecto, estarão presentes em Coimbra especialistas vindos da Europa, Israel e Estados Unidos da América, que dirigem os trabalhos nas regiões do Leste da Anatólia (EA), Tigridian (TG), Jezirah (JZ), Médio Eufrates (ME), Mesopotâmia Central (CM), sul da Mesopotâmia (SM) e, ainda, alguns convidados que trabalham em outras regiões, nas quais se encontram alguns dos mais importantes sítios e materiais arqueológicos do mundo.
A reunião na Universidade de Coimbra é um importante reconhecimento pelo trabalho de investigação desenvolvido pela equipa da Universidade de Coimbra em Tell Beydar, na Síria, onde permanece desde 2008, com apoio da FCT, Fundação Gulbenkian e Fundação Oriente.