/ PROJETO PRR_LFA

Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial - 1.ª Edição

2 ECTS
54
100
Online (Síncrono)

12/05/2022 13/05/2022

12/05/2022 13/05/2022

O curso em Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial procura promover o trabalho em equipa e a aquisição de competências no âmbito da comunicação e da ética.

O curso tem como objetivo principal transmitir aos formandos os conhecimentos mais recentes no domínio das normas de boas práticas de aconselhamento genético e da legislação e dos normativos portugueses no âmbito da genética clínica e da ética/bioética, compreendendo também as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos. 

No final do curso o formando deve: Compreender os conceitos de bioética e analisar a sua repercussão no contexto da genética clínica laboratorial; Compreender os conceitos de privacidade, confidencialidade e propriedade de dados genéticos; Compreender a relação entre informação genética e discriminação/estigmatização social; Analisar e discutir aplicações inapropriadas no contexto da genética clínica laboratorial; Avaliar os interesses comerciais de dados genéticos laboratoriais; Analisar as questões bioéticas no contexto de biobancos; Debater sobre os diferentes desafios e dilemas éticos e sociais no âmbito da genética clínica laboratorial.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso, na componente de bolsa, é de 225,00€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Candidatos com conhecimentos básicos de biologia e bioquimica de nível pré-graduados e que sejam:

a) graduados com interesse nas temáticas abordadas no curso;

b) especialistas com Currículo Vitae considerado relevante, pela coordenação, para frequência do curso;

c) estudantes que manifestem interesse pelos temas do curso

Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Saúde — programas não classificados noutra área de formação

Português

1 Aspetos Éticos e Sociais em Genética Clínica Laboratorial

Conhecer as normas de boas práticas de aconselhamento genético, integrando-as no contexto da GCL;

Compreender as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos;

Conhecer a legislação e normativos portugueses no âmbito da genética clínica;

Integrar a gestão laboratorial no contexto de diagnóstico em GCL e saúde pública;

Sublinhar a necessidade de trabalho em equipa, de competências no âmbito da comunicação e da ética.

cartaz_aesgcl.pdf (664 kB)
anaisa_1.pdf (711 kB)
anacri_2.pdf (710 kB)
anacri_1.pdf (710 kB)
anapau_1.pdf (710 kB)
anamar_1.pdf (711 kB)
alexan_1.pdf (711 kB)
clarai_1.pdf (711 kB)
anasta_1.pdf (711 kB)
anater_1.pdf (710 kB)
carlag_1.pdf (710 kB)
calili_1.pdf (710 kB)
auream_1.pdf (711 kB)
claudi_1.pdf (710 kB)
carina_1.pdf (710 kB)
cecili_1.pdf (710 kB)
claudi_2.pdf (710 kB)
debora_1.pdf (710 kB)
dianaf_1.pdf (710 kB)
dianas_1.pdf (710 kB)
dianee_1.pdf (710 kB)
eunice_1.pdf (710 kB)
fatima_1.pdf (710 kB)
filome_1.pdf (710 kB)
evasof_1.pdf (711 kB)
franci_1.pdf (711 kB)
hugomi_1.pdf (711 kB)
inesda_1.pdf (710 kB)
ineslo_1.pdf (710 kB)
isabel_1.pdf (711 kB)
joanaa_1.pdf (711 kB)
ildapa_1.pdf (710 kB)
gabrie_1.pdf (710 kB)
inesma_1.pdf (711 kB)
laurag_1.pdf (710 kB)
luismi_1.pdf (711 kB)
isabel_2.pdf (711 kB)
lisand_1.pdf (710 kB)
mariae_1.pdf (710 kB)
joanae_1.pdf (711 kB)
mafald_1.pdf (710 kB)
mariac_1.pdf (711 kB)
mariam_1.pdf (711 kB)
mariaj_1.pdf (711 kB)
mariaa_1.pdf (710 kB)
mariad_1.pdf (711 kB)
marian_1.pdf (710 kB)
nadias_2.pdf (711 kB)
patric_1.pdf (711 kB)
marian_2.pdf (711 kB)
rubend_1.pdf (710 kB)
martac_1.pdf (710 kB)
olgabe_1.pdf (710 kB)
soniam_1.pdf (711 kB)
martaf_1.pdf (710 kB)
ritama_1.pdf (710 kB)
taniad_1.pdf (710 kB)
miguel_1.pdf (711 kB)
susana_2.pdf (711 kB)
nadias_1.pdf (710 kB)
rafael_1.pdf (710 kB)
sandra_1.pdf (710 kB)
pedrom_1.pdf (710 kB)
sarama_1.pdf (711 kB)
ricard_1.pdf (711 kB)
silvia_1.pdf (711 kB)
taniaa_1.pdf (710 kB)
vaness_1.pdf (711 kB)
susana_1.pdf (710 kB)
taniap_1.pdf (710 kB)
tatian_1.pdf (711 kB)


Faculdade de Medicina

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.