/ PROJETO PRR_LFA

Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial - 3ª edição

2 ECTS
54
100
Online (Síncrono)

22/04/2024 12/05/2024

22/05/2024 23/05/2024

O curso em Aspetos Éticos e Sociais em Genética Laboratorial procura promover o trabalho em equipa e a aquisição de competências no âmbito da comunicação e da ética.

O curso tem como objetivo principal transmitir aos formandos os conhecimentos mais recentes no domínio das normas de boas práticas de aconselhamento genético e da legislação e dos normativos portugueses no âmbito da genética clínica e da ética/bioética, compreendendo também as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos. 

No final do curso o formando deve: Compreender os conceitos de bioética e analisar a sua repercussão no contexto da genética clínica laboratorial; Compreender os conceitos de privacidade, confidencialidade e propriedade de dados genéticos; Compreender a relação entre informação genética e discriminação/estigmatização social; Analisar e discutir aplicações inapropriadas no contexto da genética clínica laboratorial; Avaliar os interesses comerciais de dados genéticos laboratoriais; Analisar as questões bioéticas no contexto de biobancos; Debater sobre os diferentes desafios e dilemas éticos e sociais no âmbito da genética clínica laboratorial.

Candidatos com conhecimentos básicos de biologia e bioquimica de nível pré-graduados e que sejam:

a) graduados com interesse nas temáticas abordadas no curso;

b) especialistas com Currículo Vitae considerado relevante, pela coordenação, para frequência do curso;

c) estudantes que manifestem interesse pelos temas do curso

 

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual / ou preço

(O preço do curso é de 225€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Programa:

22 de maio, 2024 4ªF


14:00 -  Abertura
14:10-15:00 - Questões Éticas e Sociais em Genética Humana: Nota Introdutória Ethical and Social Issues in Human Genetics: Opening Remarks Isabel M Carreira. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina.
15:00-15:50 - Aspetos Bioéticos e Dilemas Societários Associados a Biobancos Bioethical Issues and Societal Dilemmas Associated to Biobanks Cíntia Águas. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina.
16:00 – 16:50 - Perceções éticas e sociais na perspetiva do investigador Ethical and social perceptions from the perspective of the researcher Brígida Riso. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina.
17:00 – 18:30 - Inteligência Artificial e Dilemas Societários: Das Seguradoras à Big Pharma Artificial Intelligence and Societal Dilemmas. From Insurance Companies to Big Pharma Carolino Monteiro. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.


23 de maio, 2024 5ªF


9:00-9:50 - Informação ao Participante e Consentimento Informado, Livre e Esclarecido Information to the Participant and Informed Consent Margarida Silvestre. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicine.
10:00-10:50 - Ética e integridade científica Ethics and scientific integrity Nina Sousa Santos. Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa.
11:10- 12:00 - Genética e Sociedade: novas (In)certezas na gestão quotidiana da saúde Helder Raposo. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.
12:00-12:50 - Informação Genética: Desafios na Prática de Saúde Pública Genetic Information: Challenges in Public Health Practice Carla Torre. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia


13:00 – 14:00 Intervalo para almoço


14:00 – 14:50 - Sistemas complexos e genética transgeracional: Aspetos éticos e dignidade humana Complex Systems: How to deal with new ethical issues Carolino Monteiro. Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
15:00- 15:50 - Informação Genética: Desafios na Prática Clínica Genetic information: Challenges in Clinical Practice Lina Ramos. Serviço de Genética Médica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
16:10-17:00 - Informação Genética: Desafios na Prática Laboratorial Genetic information: Challenges in Laboratory Practice Isabel M Carreira. Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina.

Saúde — programas não classificados noutra área de formação

Português

1 Aspetos Éticos e Sociais em Genética Clínica Laboratorial

Conhecer as normas de boas práticas de aconselhamento genético, integrando-as no contexto da GCL;

Compreender as especificidades e regulamentação no contexto de biobancos;

Conhecer a legislação e normativos portugueses no âmbito da genética clínica;

Integrar a gestão laboratorial no contexto de diagnóstico em GCL e saúde pública;

Sublinhar a necessidade de trabalho em equipa, de competências no âmbito da comunicação e da ética.

Artigos científicos originais e de revisão, atuais, no âmbito dos diferentes temas abordados na UC.
Genetics, Ethics and Education. ISBN: 9781316340301, Cambridge University Press 2017
Outro material que os docentes disponibilizem.


Faculdade de Medicina

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.