/ PROJETO PRR_LFA

Curso de Formação - Abordagens Interdisciplinares para a Docência - 1ª edição

0.5 ECTS
13
30

07/07/2022 07/07/2022

07/07/2022 07/07/2022

O Curso de Formação – Abordagens Interdisciplinares para a Docência – tem como objetivo a Formação para Professores.

Pretende-se com este curso de formação envolver cada vez mais Faculdades e pessoas da Academia, promovendo a partilha do conhecimento científico produzido com elevada qualidade, de modo a influenciar positivamente os modos de aprender e de ensinar, envolvendo toda a comunidade escolar nacional, responsável também pela formação das gerações futuras; contribuir para a formação contínua de professores/educadores, muitos dos quais, antigos estudantes da UC, no âmbito da sua função, enquanto instituição de ensino e de investigação; demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis do ensino, fomentando uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e conteúdos programáticos.

A conclusão do curso deverá capacitar os formandos para: desenvolver propostas de trabalho interdisciplinar, nas quais se inserem conteúdos de diferentes áreas do saber, associando-os ao quotidiano dos/as aluno/as; desenvolver formas de trabalho diversificadas e atividades de observação, que promovam o questionamento da realidade e a integração de saberes; organizar o ensino, prevendo a autonomia crítica na utilização de fontes de informação disponíveis.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso, na componente de bolsa, é de 143,34€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Under Regulation No 1126/2022 for the Attribution of Incentives for the Training of Young People and Adults, published in the DR of November 21, 2022:
  • Any financial benefits that may be granted under the PRR are conditional on candidates holding a Portuguese NIF and residing in Portugal, at the time of the course;
  • Trainees who wish to repeat training for which they have not been approved and for which they have already benefited from a scholarship are not eligible for a scholarship;
  • Trainees who register in a course or initiative financed by PRR-LFA (Investments RE-C06.i03.03 – Adult Incentive and RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, opened by Notice 01/PRR/2021), accept that they were aware of the total/partial discount on the price defined for the course, initiative and/or attendance expenses and authorize that it be granted if its attribution is decided under the regulations in force.

Ciências da educação

Português

1 Abordagens Interdisciplinares para a Docência

A unidade curricular/ação orienta-se para a promoção da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino e para o desenvolvimento de uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e relativamente aos conteúdos programáticos. Pretende-se que os professores/as e educadores/as desenvolvam as suas competências em diferentes áreas de aprendizagem, em ordem a: - Reconhecer novas abordagens a desenvolver com os alunos em contexto de sala ou em ambientes externos; - Conhecer e partilhar conhecimentos e diferentes metodologias pedagógico-didáticas, orientadas para o desenvolvimento profissional do docente - Reconhecer a UC como recurso de proximidade para a comunidade escolar nacional - Valorar a importância do património e história da UC, classificada como Património Mundial pela UNESCO, e o seu potencial educativo.


Reitoria

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.