Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

PO

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresenta uma das mais amplas e diversificadas ofertas formativas universitárias do país, propondo formação em áreas de ciências fundamentais, mas também em engenharia e em áreas transversais ou interdisciplinares. Esta formação, que inclui mais de cinco dezenas de licenciaturas ou mestrados e mais de duas dezenas de doutoramentos, é estruturada em torno dos departamentos em que a FCTUC se organiza: Arquitetura, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Matemática e Química.

A intensa atividade de investigação que é desenvolvida na FCTUC em todas estas áreas do conhecimento, e o seu nível de excelência, são a melhor garantia da qualidade da oferta formativa.

A FCTUC enquadra mais de duas dezenas de unidades de investigação, avaliadas por painéis internacionais, desempenhando, por conseguinte, um papel ativo na criação de conhecimento, fundamental e aplicado. A diversidade dos docentes e investigadores da FCTUC, cobrindo diferentes áreas do saber, é patente na participação em unidades de investigação interdisciplinares em que a Universidade de Coimbra é membro associado. A enorme quantidade de projetos de investigação internacionais em que os seus investigadores estão envolvidos é a manifestação clara do reconhecimento da qualidade da investigação aqui produzida.

A FCTUC valoriza igualmente a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, consubstanciadas num elevado número de contratos com entidades externas, bem como na participação ativa no nascimento de novas empresas através da participação em várias incubadoras de empresas sedeadas na região centro de Portugal, como o Instituto Pedro Nunes, uma das mais bem-sucedidas incubadoras a nível mundial, o Biocant, direcionado para empresas na área da biotecnologia, o BLC3, que centra a sua atividade na economia circular, biorrefinarias e bioindústrias, ou o SerQ, cujos interesses se dirigem sobretudo à economia da floresta.

Não surpreende assim que a forte aposta na qualidade e relevância social da oferta formativa da FCTUC se traduza num elevado reconhecimento externo pelas entidades empregadoras, pelas melhores escolas e unidades de investigação do mundo e ainda pelos candidatos que nos procuram, num ambiente de crescente empreendedorismo e internacionalização das atividades desenvolvidas.

A FCTUC contribui ativamente para que seja uma experiência única estudar ou trabalhar na Universidade de Coimbra. O ambiente académico que oferece proporciona uma vivência inesquecível fundada em mais de sete séculos de história da Universidade, num entrecruzar de tradição e modernidade, impulsionador do desígnio humano da busca do conhecimento.

Paulo Eduardo Oliveira

Diretor da FCTUC