Desirée Pedro

Biografia

Désirée Pedro, Pemba, Moçambique, 1970. Licenciada em Arquitetura pela FAUP em 1996, ano em que funda o atelier de arquitetura Atelier do Corvo com o arquiteto Carlos Antunes. 
Leciona desde 2008 na Escola Superior de Arte e Design (ESAD), Matosinhos, e desde 2013 no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ). 
Desde 2010 é membro da Direção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Dos projectos mais relevantes destacam-se: Centro de Arte Contemporânea, CAPC - Casa Municipal da Cultura, Coimbra, 1994; Projeto de Remodelação do Laboratório Chimico da Universidade de Coimbra – c/ João Mendes Ribeiro, 2001; Reabilitação da Sociedade de Cerâmica Antiga de Coimbra - c/ Luísa Bebiano Correia, 2003; Remodelação e ampliação da Escola Secundária de Pombal, 2008; Remodelação do Mercado de Miranda do Corvo, 2009; Casa no Gondramaz, 2010; Lar residencial e centro ocupacional O Cavalo Azul - AFSD (Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência), 2010; Exposição da representação portuguesa na 12.ª Bienal da Arquitetura de Veneza, 2010; Reabilitação da Torre Sineira e da Cisterna do Antigo Castelo de Miranda do Corvo, 2011; Projeto de Ampliação do Edifício Bento Menni e construção do Edifício Administrativo, da Capela da Ressurreição e da Praça S. Bento Menni, localizados na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, Condeixa-a-Nova, 2014; Projeto de Requalificação da Casa Amarela – Escola de Talentos. Miranda do Corvo, 2015.
Prémio AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) 2020, pela Galeria Senso e Projeto de Ampliação do Edifício Bento Menni, construção do Edifício Administrativo, da Capela da Ressurreição e da Praça S. Bento Menni.