No âmbito do ciclo de aulas abertas da unidade curricular Princípios de Intervenção no Espaço Construído, do Mestrado em Reabilitação de Edifícios decorrerá no próximo dia 22 de novembro, a aula por João Branco e Paula Del Río, dedicada à Praça e Posto de Turismo de Piódão (Branco del Rio Arquitectos). A aula terá lugar no Departamento de Engenharia Civil (Sala SE4.4) às 17h00 e será transmitida online: ID Zoom - 925 4725 7797


João Branco (Coimbra 1984) é arquiteto formado, em 2008, no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ). Cursou o Máster em Proyectos Arquitectónicos Avanzados na ETSAM, em Madrid, em 2012, e realizou uma pós-graduação em Energia para a Sustentabilidade da UC junto com o MIT, em 2014. Foi professor de projetos em Madrid, no ano 2011-12, e em Coimbra, entre 2017 e 2019. Atualmente está a trabalhar na sua dissertação de doutoramento no DARQ sob o título Construir Intemporal: protótipos termodinâmicos da arquitetura regional em Portugal, cujos coorientadores são Paulo Providência e Ana Tostões.

Paula del Río é arquiteta pela ETSAM, onde também cursou o Máster em Proyectos arquitectónicos avanzados, em 2011. Foi professora ajudante de projetos em Madrid, entre 2010 e 2014, e no DARQ, entre 2018 e 2023. Atualmente é professora assistente na unidade curricular de Construção no DARQ. Está a desenvolver um doutoramento sobre habitação pública em Portugal, com a orientação de José Fernando Gonçalves.

Juntos formaram em 2014 o escritório de arquitetura Branco del Río Arquitectos, sediado em Coimbra, onde combinam a prática do projeto com a investigação. Em 2015 fizeram juntos a Glenn Murcutt Master Class, na Austrália, onde germinou o seu interesse pelas particularidades do local e pelo equilíbrio entre o construído e o ambiente. Desde então, o seu interesse pela energia, nas suas múltiplas dimensões e implicações no mundo construído e nos modos de o habitarmos tem condicionado profundamente o seu entendimento da disciplina.

O seu trabalho tem sido reconhecido no âmbito nacional e internacional. Receberam o prémio ibérico FAD, o prémio nacional Forma e foram finalistas do prémio europeu Mies Van der Rohe, que distingue as práticas mais influentes do panorama europeu, na categoria de arquitetos emergentes em 2024. Foram também reconhecidos nos prémios BigMat, Arquia/Próxima, Concreta Under 40 e Enor.

Praça e Posto de Turismo de Piódão

Numa aldeia histórica esquecida no interior de Portugal, vemos o desenho simples e subtil de uma intervenção silenciosa, quase anónima na sua descrição. A complexidade formal do espaço, que carece de direcionalidade, é resolvida pela introdução de um espaço circular de xisto e ardósia, sem declives nem lancis, que dá as boas-vindas aos visitantes do Piódão e funciona como “ponto de encontro” dos habitantes da aldeia. A intervenção baseia-se numa variação tranquila do redesenho do “chão” para mostrar, de uma nova forma, o que já existia e o que queremos que perdure. Valoriza a criatividade e a inteligência do olhar que, ao pretender eliminar, afirma a transformação e a inovação. Destaca a importância das boas decisões políticas locais, que se refletem num projeto de qualidade que procura o equilíbrio entre o património, a fixação da população local e o turismo. Este projeto é um exemplo de como o processo de esquecimento pode ser invertido nesta pequena aldeia do interior.