Joelho #04 Ensinar pelo Projeto
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Data de publicação
abril, 2013
O número 4 da revista de cultura arquitetónica JOELHO aborda o problema do ensino da arquitetura a partir das reflexões realizadas no colóquio internacional “Ensinar pelo Projecto”, que teve lugar no Colégio das Artes nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2012. Esta iniciativa foi promovida pelo Departamento de Arquitetura e pelo Centro de Estudos Sociais, com o objetivo de conciliar a abordagem pedagógica com a pesquisa em métodos de ensino. A editorial e|d|arq regressa assim ao tema do ensino, dez anos depois de ter lançado a em cima do joelho 2, com o tema “Construir uma Escola”. Também em 2000 reuníamos em Coimbra arquitetos de dimensão internacional, como Paulo Mendes da Rocha, para nos ajudarem a refletir sobre o caminho que estávamos a percorrer. Hoje, depois da adaptação a Bolonha, interessa fazer uma avaliação e confrontar as opções tomadas em 2008 com os modelos pedagógicos implementados nas diversas escolas de referência internacionais. Para alimentar o debate, realizámos também a exposição anual TAPE, “trabalhos apresentados para exposição” dos alunos do curso de arquitetura, que este ano ocupou a galeria de exposições do pátio do Colégio das Artes. Se nos primeiros anos pretendíamos afirmar o curso no plano nacional, procurando uma nova polaridade entre o Porto e Lisboa, hoje a discussão coloca-se no plano europeu, perante o desafio da mobilidade, da investigação e da sustentabilidade das instituições de ensino. Este desafio está bem patente no estudo que Willemijn Floet nos trouxe a Coimbra e que encerra a JOELHO 4. O tema da revista e do colóquio, “Ensinar pelo Projecto”, é também uma aposta futurante, que procura apontar um destino, onde o projeto, principal ferramenta do arquiteto, pode ser também o seu instrumento de pedagogia e de pesquisa. Tanto no segundo ciclo, como no terceiro, interessa recuperar o projeto como afirmação de uma autonomia disciplinar que permita fortalecer o diálogo com outras disciplinas. Esta é uma das ideias que recorrentemente foi evocada, quer por Alexandre Alves Costa a partir do exemplo da Escola do Porto, como por David Leatherbarrow a propósito do estúdio de Louis Kahn em Penn, ou por Florian Beigel, Juan Domingo e Elizabeth Hatz através da sua própria obra. Agradecemos ao Paulo Providência por uma vez mais contribuir para a afirmação da JOELHO no competitivo espaço da cultura arquitetónica e ao Sebastião Resende por regressar ao Departamento de Arquitetura com os desenhos projetivos que constroem a capa.
Publicação: Joelho #04
Número de Páginas: 313
Editora: Coimbra: e|d|arq
DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8681_4
ISSN: 1647-2548