Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Formação Temática


ConsultoriaÁrea Laboratorial
Formação Temática


O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desenvolve diferentes cursos de formação temática.

Podem corresponder a cursos longos de especialização, certificados, ministrados em Portugal ou no estrangeiro, em parceria, ou não com outras instituições. É exemplo desta formação o Curso de Especialização em Georrecursos Regionais, realizado em Díli no ano letivos 2016/2017, com o apoio do Instituto do Petróleo e Geologia de Timor Leste.

Cursos de formação temática, curtos, são anualmente programados, respondendo à visão estratégica do DCT e ao interesse manifestado por diferentes públicos, podendo ser organizados, ou não, em parceria com entidades externas. São exemplos recentes desta formação os cursos de "Projecto e supervisão de captações de água subterrânea" e "Metodologia integrada para prospeção, avaliação de reservas e planeamento da exploração: aplicação a recursos minerais não metálicos”, realizados em parceria com APG em novembro de 2016, o curso "Curso Avançado de Interpretação Sísmica" realizado pelo Centro de Geociências, em novembro de 2016, ou o curso de Explosivos "Seminário sobre Explosivos e Operações de Desmonte" em parceria a AP3E em dezembro de 2016.

São regularmente organizadas atividades de formação no formato de field-trip sobre o contexto sedimentar associado à prospecção de hidrocarbonetos.

Cursos de formação dirigidos a professores do Ensino Básico e Secundário, frequentemente em parceria com a Associação Portuguesa dos Professores de Biologia e Geologia, são realizados com alguma periodicidade. Constitui exemplo o realizado em 11 de março de 2017, com título “Património Geológico e Geoturismo”.