Aula Inaugural do Doutoramento em Antropologia 2025/2026 com a antropóloga Sarah Meltzoff

15 outubro, 2025≈ 2 mins de leitura

Decorreu na passada sexta-feira, 10 de outubro, a Aula Inaugural do ano letivo 2025/2026 do Programa de Doutoramento em Antropologia do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. O evento contou com a presença da antropóloga norte-americana Sarah Meltzoff, Professora Emérita de Ecossistemas Marinhos e Sociedade da University of Miami, que apresentou a palestra intitulada “Dolphin Hunters or Dolphin Saviors as Cultural Identity Shifts in the Solomon Islands”.

Especialista em culturas costeiras, Sarah Meltzoff desenvolveu investigação etnográfica em diversos contextos — das Ilhas Salomão e Espanha às Galápagos e ao Chile. Viveu pela primeira vez entre os Lau de Small Malaita, nas Ilhas Salomão, em 1973, participando na tradicional caça aos golfinhos. Ao longo das três décadas seguintes, acompanhou as profundas transformações desse mundo insular com a chegada da “civilization” — termo em inglês pidgin que designa a sociedade industrializada.

Nos últimos dez anos, a antropóloga tem estado envolvida em iniciativas locais para pôr fim à caça aos golfinhos, integradas num movimento de mudança cultural mais amplo. Na Aula Inaugural, que teve lugar no Colégio de São Bento, a investigadora revisitou esta experiência de várias décadas, mostrando como as atitudes das comunidades das Ilhas Salomão em relação à caça aos golfinhos estão a mudar sob a influência das redes sociais e dos processos de globalização.