Curso de Especialização em Execução e Controle de Qualidade na Construção em Madeira
(DEC da FCTUC)
Apresentação
O Curso de Especialização em “Execução e Controle de Qualidade em Construção em Madeira” pretende criar uma oferta formativa na área de Engenharia de Madeiras, sendo vocacionado para a transmissão de conhecimentos teóricos e práticos que constituam uma mais-valia significativa na área específica das Estruturas de Madeira.
Próxima Edição
Período de Inscrições: 03/03/2025 a 12/09/2025
Realização do Curso: 08/09/2025 a 19/12/2025
Candidaturas: InforEstudante
Coordenadores
Alfredo M.P.G. Dias - alfgdias@dec.uc.pt
João H.J.O. Negrão - jhnegrao@dec.uc.pt
Sandra R.S. Monteiro - sandra@dec.uc.pt
Objetivos
O objetivo deste curso é o da capacitação de projetistas, fiscais e técnicos de obra para a multiplicidade de aspetos a observar com vista à durabilidade e adequado comportamento em serviço das estruturas de madeira. É constituído por uma única unidade curricular de 6 ECTS, integrante da parte curricular do Mestrado de Construção em Madeira, também oferecido pela UC.
Competências a desenvolver
Aquisição de conhecimentos sobre boas práticas de aprovisionamento sustentável, laboração, transporte e armazenamento dos elementos, controle de teor de água, preparação de apoios e montagem, pormenorização de ligações, prevenção e preservação contra ataque biológico, tolerâncias dimensionais de elementos e de montagem, segurança e mitigação de riscos, etc., bem como a sua adequada especificação em Caderno de Encargos.
Condições de Acesso
Formação superior (1º ciclo) em Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal ou áreas afins ou, em alternativa, currículo escolar, científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando capacidade para a realização do mesmo.
PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: 240 Euros
A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.
Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar no Mestrado, nomeadamente 5 anos de experiência profissional.




