Apresentação
A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) da Universidade de Coimbra oferece, há mais de 30 anos, um espectro alargado de conhecimentos teóricos e competências práticas, que têm formado várias gerações de engenheiros com alta empregabilidade, cuja atividade se estende a várias áreas da indústria, serviços e ensino. A formação da LEI abrange Inteligência Computacional, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Engenharia de Software, para além de bases essenciais de Matemática, Física, Gestão e Comunicação.
Os futuros licenciados poderão aprofundar os seus estudos em ciclos mais avançados, como mestrados e doutoramentos, ou entrar imediatamente no mercado de trabalho, onde poderão exercer profissões ligadas à conceção, desenvolvimento e administração de software e sistemas informáticos.
O ciclo de estudos é composto por três anos organizados em seis semestres, com um total de trinta unidades curriculares obrigatórias e 180 ECTS. Destas, há 126 ECTS em unidades curriculares da área de Informática, 36 ECTS na área de Matemática, 12 ECTS na área de Economia, Gestão e Ciências Sociais e 6 na área de Física.
Plano de Estudos
O trabalho a desenvolver durante um ano letivo por um estudante, de acordo com o plano indicativo do ciclo de estudos e em regime de tempo integral, corresponde a 60 ECTS.
Informação de Candidaturas
PRAZOS DE CANDIDATURA
Prazos definidos pela DGES.
CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO
Um dos seguintes conjuntos:
(02) Biologia e Geologia e (19) Matemática A
ou (07) Física e Química e (19) Matemática A
ou (19) Matemática A e (18) Português
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos.
NOTA DE ENTRADA | VAGAS DISPONÍVEIS
153,0 (referente ao ano letivo 2024/2025) | 178 vagas
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Para além da possível continuação dos estudos de mestrado ou doutoramento, a Licenciatura em Engenharia Informática oferece muitas oportunidades de emprego na indústria, nos serviços ou no estado. As atividades desses empregos poderão incluir uma ou mais das seguintes:
— Programação.
— Levantamento de requisitos de sistemas.
— Realização de testes a programas e sistemas.
— Processamento e análise de dados. Operação de sistemas e redes de computadores.
— Gestão de sistemas e redes.
Informação Adicional
Coordenação do Curso
![]() |
Vasco Pereira |
![]() |
João Barata |
E-MAIL DA COORDENAÇÃO —> coord-lei@dei.uc.pt
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:

