/ Divulgação Científica

Exposições

Exposições Itinerantes


As seguintes exposições estão disponíveis para empréstimo.

Os interessados deverão solicitar as exposições à Direção do Departamento de Matemática, mediante o envio do seguinte formulário devidamente preenchido para secmat@mat.uc.pt.

Filatelia, Matemática e ...

A exposição consta de 70 painéis A3 e 68 painéis A5.

Esta exposição é uma coletânea de projetos de selos que espelham que a matemática se encontra presente na forma como pensamos e em tudo o que nos rodeia. É o culminar do trabalho que foi desenvolvido no ano letivo 2022-2023 no âmbito do Concurso “Matemática e Filatelia” dirigido às escolas do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Das 395 candidaturas apresentadas foram selecionados 68 trabalhos para integrar esta exposição.

Esta iniciativa é da responsabilidade conjunta do CMUC, DM-FCTUC e SPM-Centro e enquadrou-se nas Comemorações do Dia Internacional da Matemática realizadas no Departamento de Matemática, em 2023.

FICHA TÉCNICA Coordenação: José Luis Esteves dos Santos (Presidente), Paulo Antunes, Ricardo Mamede e Sandra Marques Pinto, do DM-FCTUC, e Ana Paula Mouro, da Escola Secundária de Jaime Cortesão. Esteve em exposição no Departamento de Matemática de 11 a 24 de março de 2023. Informações sobre o concurso e a galeria com as 300 candidaturas com melhor pontuação estão disponíveis aqui.

A Matemática em União com...

A exposição consta de 69 painéis A3 e 67 painéis A5.

Esta exposição é uma coletânea de projetos de murais que representam diferentes visões da Matemática. É o culminar do trabalho que foi desenvolvido no ano letivo 2021-2022 no âmbito do Concurso “Matemática e Arte de Rua” dirigido às escolas do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Das 356 candidaturas apresentadas foram selecionados 67 trabalhos para integrar esta exposição. Esta iniciativa é da responsabilidade conjunta do CMUC, DMUC e SPMCentro e enquadrou-se nas Comemorações do Dia Internacional da Matemática. Resulta da união de esforços e da partilha de ideias de alunos e professores, cumprindo o objetivo de mostrar que: A Matemática Une! A Matemática é divertida!

Demonstrações Visuais

A exposição consta de 18 painéis A4 e é acompanhada de 6 brochuras com algumas soluções e 5 folhas de sala.

Pretende-se, com esta exposição, estimular o pensamento matemático do visitante, levando-o a dizer: "Ah, já vi!". Esta exposição é da responsabilidade conjunta do DMUC e da SPM. A maior parte das figuras apresentadas na versão orginal saíram do livro Proofs Without Words, Exercises in Visual Thinking de R. B. Nelsen, publicado por The Mathematical Association of America, e da coluna Proofs Without Words da revista The Mathematical Magazine, editada pela mesma associação. A versão atual melhorou a original e difere desta não só nos materiais usados mas também no grafismo e no conteúdo. É esta a versão disponível para empréstimo.

FICHA TÉCNICA Organização: Olga Azenhas, Alexander Kovacec e Carlota Simões. Arranjo gráfico da versão original: F. Batista. Coordenação da edição atual: Gonçalo Gutierres da Conceição, Ana Paula Costa e Isabel Pereira. Arranjo gráfico da edição atual: Victor Hugo Fernandes

A Matemática nos Quadradinhos (cartoons em português e em inglês)

A exposição consta de 50 painéis A4.

O principal objectivo desta exposição é, para além de divertir, estimular os visitantes a aprenderem alguma matemática de uma forma ligeira e divertida. A origem dos cartoons que surgem nesta exposição é muito variada. Calvin & Hobes vem diretamente dos álbuns que existem publicados em português e também do jornal "O Público." Alguns dos cartoons saíram de revistas de matemática elementar. Por exemplo, "American Mathematical Monthly", "The College Mathematics Journal". As duas presenças mais vísiveis são os cartoonistas Sidney Harris e Cosgrove. Sidney Harris é autor de vários livros de cartoons científicos. Cosgrove é um pseudónimo do matemático inglês Ian Stewart da Universidade de Warwick. Ian Stewart é também autor de várias obras de divulgação, algumas publicadas em Portugal pela editora Gradiva: "Os Problemas da Matemática", "Jogos, Conjuntos e Matemática" etc. Entre os cartoonistas portugueses, damos especial destaque aos impagáveis barman e clientes do Bartoon de Luís Afonso.

Organização: Francisco Craveiro de Carvalho, Olga Azenhas e Carlota Simões Esteve em exposição no Departamento de Matemática de 6 de Janeiro a 9 de Abril de 1999. http://www.mat.uc.pt/eventos/cartoons.html

A Matemática dos Nós (em inglês)

A exposição consta de 25 painéis A4 + 1 painel A3 + 5 cordas

Esta exposição mostra o fascinante mundo dos nós matemáticos. Contou com a colaboração de “The Mathematics and Knots Exhibition Group”, University of Wales Bangor.

Organização: Francisco Craveiro de Carvalho, Olga Azenhas e Carlota Simões Esteve em exposição no Departamento de Matemática de 30 de Setembro a 18 de Dezembro de 1998. http://www.mat.uc.pt/eventos/knots.html

Matemática e Poesia

A exposição consta de 39 painéis A4 e um painel A2.

Esta exposição consiste numa seleção de poemas que têm, por vezes apenas remotamente, alguma relação com a matemática. Mesmo com esta restrição, encontram-se nela representados alguns dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX. Ah, mas Borges não é português... dirá o visitante informado. Não, não é, mas tinha antecessores próximos portugueses, a que de resto alude no poema Os Borges… A versão original desta exposição intitulava-se "Matemática na Poesia Portuguesa”. Esteve exposta no Departamento de Matemática de 29 de Setembro a 17 de Dezembro de 1999. A edição actual é um projeto de curadoria do DM-FCTUC com o CMUC. Nesta iniciativa foram seleccionados poemas representativos da edição anterior, tendo sido acrescentados mais alguns autores aos já presentes nessa coleção. Foram também melhorados os materiais e o grafismo.

Organização: Francisco Craveiro de Carvalho, Olga Azenhas e Carlota Simões | Coordenação da edição atual: Carlota Simões, Margarida Camarinha e Ricardo Mamede
http://www.mat.uc.pt/eventos/poesia.html

Terror and Exile (em inglês e alemão)

A exposição consta de 63 painéis e 14 brochuras com a versão em português de alguns textos da exposição.

Exposição sobre a vida dos matemáticos judeus em Berlim na II grande guerra. Gentilmente cedida pela Deutsche Mathematiker-Vereinigung.

Organização: Francisco Craveiro de Carvalho, Olga Azenhas e Carlota Simões Esteve em exposição no Departamento de Matemática de 17 de Abril a 17 de Setembro de 1999. http://www.mat.uc.pt/eventos/terror_and_exile.html

A Observação do Sol

Esta exposição, em que o Sol é o centro, mostra as razões e os métodos para observar e estudar o Sol.

Mais informações aqui.

Ciências de Informação Geográfica

Esta exposição pretende esclarecer o que é Informação Geográfica, quais as suas especificidades, quais são e como funcionam as ciências e tecnologias utilizadas para a sua obtenção e disponibilização, bem como as potencialidades deste tipo de informação.

Mais informações aqui.

Movimento Matemático 1937-1947

(Propriedade da SPM)

Esta exposição pretende realçar a importância de um conjunto de iniciativas levadas a efeito por um destacado núcleo de cientistas - sobretudo matemáticos - que, tal como outros intelectuais, foram injustamente banidos das universidades portuguesas pelo estado novo. Espera-se, assim, contribuir para um melhor conhecimento dos anos 40 do século XX e, simultaneamente, prestar uma modesta homenagem a esse grupo de cientistas e à sua inestimável participação cívica. A versão original desta exposição, intitulada "Efervescência Matemática 1937/47", foi inaugurada em 1991 no âmbito das comemorações do Cinquentenário da SPM, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa. Em 1997 integrou a exposição “Movimento Matemático 1937-1947”, iniciativa conjunta SPM/CML-Museu República e Resistência, tendo sido recuperada por ocasião do Ano Internacional da Matemática.

Ficha técnica: Conceção e coordenação: I. Perez. Pesquisa e textos: A. Caetano, A. Franco de Oliveira, I. Perez. Arranjo gráfico da edição original: Atelier H. Cayatte. Coordenação da edição atual: C. Martins, M. Graça Mendes. Arranjo gráfico da edição atual: Foto Zé Manel.

Exposições Permanentes


Galeria de Matemática

A Galeria de Matemática do Departamento de Matemática compõe-se de quatro exposições permanentes, que podem ser visitadas mediante agendamento feito através do endereço secmat@mat.uc.pt.

Aula de Desenho

A Aula de Desenho foi criada pelos estatutos pombalinos da Universidade de Coimbra de 1772, ficando anexa à Faculdade de Matemática até à criação da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em 1911. Nesta exposição podemos encontrar alguns dos modelos didáticos da antiga Aula de Desenho da Universidade de Coimbra, tais como os adquiridos no início da década de 1880 à Casa Delagrave de Paris.

Gabinete de Geometria

Com o advento da República é criado na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra um Gabinete de Geometria ao qual estão associados os nomes dos professores Luciano Pereira da Silva (1864-1926) e João Pereira Dias (1894-1960). No âmbito deste gabinete é adquirida, entre 1912 e 1914, uma vasta colecção de modelos geométricos da firma de Martin Schilling.

Desta exposição fazem ainda parte dois conjuntos de modelos geométricos adquiridos ainda no tempo da Faculdade de Matemática instituída pelos estatutos pombalinos de 1772: os modelos de Théodore Olivier, adquiridos em 1872 para a aula de Geometria Descritiva, e os modelos de Herman Wiener, adquiridos em 1906 para a cadeira de Álgebra, Geometria Analítica e Trigonometria Esférica.

Tecnologias de Cálculo e Informação

Esta exposição consiste numa mostra cronológica de equipamento de cálculo e informática utilizado no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra desde a segunda metade do Século XX, incluindo uma sequência de calculadoras desde as mecânicas às primeiras programáveis, o computador AMSTRAD - o primeiro PC com preço acessível ao cidadão comum - e ainda uma sequência quase completa dos computadores Macintosh originais.