Preâmbulo
O Projeto Delfos é uma escola dedicada aos estudantes dos ensinos básico e secundário com especial aptidão e gosto pela Matemática. Os estudantes que frequentam o Delfos, denominados “délficos”, assumem o compromisso de se empenharem ativamente no desenvolvimento das suas capacidades naturais no domínio da Matemática. Os délficos ambicionarão a excelência científica e humana. Devem por isso colaborar para a promoção de um ambiente sereno, cumprir com zelo regras de civilidade e cultivar valores de respeito mútuo.
Artigos do Estatuto
1. As inscrições nos estágios são efetuadas no Fórum Delfos. O anúncio da abertura das inscrições num estágio e do prazo de inscrição é feito no Fórum, até dez dias antes do início do estágio, salvo motivos de força maior.
2. O incumprimento dos prazos de inscrição nos estágios ou a não entrega, no início do estágio, de todos os documentos pedidos no seu anúncio pode dificultar ou mesmo impossibilitar a participação do délfico nesse estágio.
3. Os délficos têm o direito de serem antecipadamente informados do programa do estágio em que se inscreveram. O anúncio do programa deve ser acompanhado de um breve sumário de cada sessão formativa.
4. Para evitar lacunas na sua preparação matemática, os délficos devem cumprir integralmente os programas de estágio. Um délfico pode ficar parcialmente isento desta obrigação se comunicar com antecedência a sua ausência, justificando-a, a um professor da Equipa Delfos, ou a alguém a quem a Equipa Delfos delegue a sua competência de aceitar ou recusar uma tal ausência. A comunicação e justificação da ausência é preferencialmente feita no momento da inscrição; a justificação pode ser comunicada por correio eletrónico ao professor responsável pelo anúncio do estágio.
5. Os délficos devem ser pontuais. Por motivos logísticos e de segurança, os délficos devem sair e entrar num único grupo no Departamento de Matemática da FCTUC.
6. Por motivos logísticos e de segurança, os délficos deverão tomar as suas refeições em conjunto, preferencialmente num único grupo. As exceções a esta regra deverão ser justificadas a um professor ou um monitor. O local da refeição poderá ser previamente prescrito e, sempre que possível, os délficos serão guiados ao local da refeição por um professor ou por um monitor.
7. Os délficos têm direito ao início pontual dos períodos de refeição e repouso.
8. Os délficos devem manter informados dos seus movimentos os professores ou monitores que conduzem as atividades.
9. Durante as atividades formativas (e.g., sessões de problemas, testes Delfos, lições Delfos) as ausências da sala limitam-se, por motivos logísticos e de segurança, a um délfico de cada vez.
10. As conversas de natureza social ficam reservadas para os intervalos entre as atividades formativas.
11. Durante as atividades formativas, não é permitido o uso de telemóveis, calculadoras, computadores e aparelhos similares. O formador que conduz a atividade pode introduzir temporariamente exceções a esta regra, se tal concorrer para o sucesso da atividade.
12. No final de cada atividade, cada délfico deve assegurar-se de que depositou todos os resíduos nos recipientes apropriados.
13. No alojamento, os délficos têm direito ao repouso e ao silêncio, e o dever de guardar silêncio e respeitar o repouso dos outros até ao pequeno-almoço.
14. O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Projeto Delfos não são responsáveis por acidentes ou outros prejuízos de natureza material ou pessoal que ocorram durante as atividades do projeto.
15. O desrespeito grave ou reiterado dos deveres dos délficos será analisado pela Equipa Delfos. Dessa análise pode resultar uma das seguintes decisões:
a) Uma comunicação aos pais ou encarregados de educação;
b) A recusa temporária da inscrição em estágios;
c) A recusa definitiva da inscrição em estágios.
16. Os casos omissos deste estatuto serão analisados pela Equipa Delfos, que decidirá em conformidade.
Data e Entrada em Vigor
Este estatuto foi aprovado em 20 de outubro de 2012 e entra imediatamente em vigor.