26 de Maio de 2017
8:00-8:40 Registo
8:40-9:10 Sessão de Abertura
9:10-10:50 Sessão 1 Comunicaçoes Orais
CO1: A origem da cor nos selos portugueses (1859-1909)
Catarina Pinto, J. Sérgio Seixas de Melo
CO2: O projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”
António Andrade, Helmuth Malonek, Isabel Malaquias, José Saro, Vítor Bonifácio
CO3: Aspetos da natureza da ciência e o esquecimento de Sadi Carnot
Paulo Maurício
COC1: Classificar, dispor, apresentar. A Natureza em vitrines
José Manuel Brandão
10:50-11:10 Coffee-break
11:10-13:10 Sessão 2.1 Comunicações orais e comunicações breves
CO4: O contributo da História da Ciência para a melhoria da cultura científica dos alunos
Isilda Rodrigues
CO5: Apresentação de alguns recursos didáticos sobre Pedro Nunes
Andreia Carvalho, Isilda Rodrigues
CB1: Era uma vez Mendel, Fleming e Mitchel e também, Gregor, Alexander e George. Contar histórias com Ciência dentro é uma história de sucesso
Alexandra Nobre
CB2: Perder imagens do passado? Nem a feijões! Exposição de quadros parietais no âmbito de 2016 - Ano Internacional das Leguminosas
Ana Gomes, Paula R. Nogueira, Alexandra Nobre
CB3: Educação não formal de História e Ciência: Cursos avançados para alunos do 4º ano do ensino básico
Richard Marques, Ana Santos-Carvalho, Adriana Fontes, Alexandra Oliveira, Inês Cravo-Roxo, Nuno Santos, Sónia Ferreira
CB4: GEEvH, associativismo científico e comunicação de ciência: 10 anos a divulgar Evolução Humana
Richard Marques, Vanessa Campanacho, Susana Carvalho, Vânia Carvalho, Cristina Cruz, Francisco Curate, David Gonçalves, Inês Leandro, Célia Lopes, Vítor Matos, Inês Oliveira-Santos, Sandra Assis
CB5: Acervo histórico do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra: um contributo para a lecionação da História da Ciência no ensino Básico e Secundário
Gina Pereira Correia, Fernando B. Figueiredo, Ana Gomes
11:10-13:10 Sessão 2.2 Comunicações orais e comunicações breves
CO6: Aprendizagens no ensino experimental das ciências – relato de um percurso pedagógico no 1º ciclo
Dulcídia da Conceição G. Teixeira da Cruz, Sandra Maria Rosa Sacoto
CO7: As perceções dos alunos portugueses sobre a Ciência e os Cientistas
Denise Esteves, Ana Santos-Carvalho
CB6: ICATE: Um programa de sensibilização para o controlo de infeção através da educação
Inês Cravo-Roxo, Ana Santos-Carvalho, Angélica Carvalho, Patrícia Lourenço, Paulo Ferreira, Richard Marques, Rui Soares, Susana Alarico, Sónia Ferreira
CB7: Nutrição e Atividade Física: Uma estratégia de educação não formal para a saúde
Adriana Fontes, Sónia Ferreira, Alexandra Oliveira, Inês Cravo Roxo, Nuno Santos, Richard Marques, Ana Santos-Carvalho
CB8: O ensino continuado de Ciências Experimentais a alunos do 1º ciclo: Um modelo de educação não formal
Nuno Santos, Ana Santos-Carvalho, Adriana Fontes, Alexandra Oliveira, Inês Roxo, Richard Marques, Sónia Ferreira
CB9: Atividades de Verão: Um caso de ensino não formal multidisciplinar
Alexandra Oliveira, Ana Santos-Carvalho, Adriana Fontes, Lucieta Marques, Nuno Santos, Richard Marques, Sónia Ferreira
CB10: CLIL (Content and Language Integrated Learning) no ensino de Física e de Química
Sandra Paula da Costa Mateus Ferreira, Décio Ruivo Martins, Sérgio P. J. Rodrigues
13:10-14:30 Almoço livre
(visita guiada, com número limitado de inscrições, a uma peça no Museu Nacional Nacional Machado de Castro)
14:30-16:30 Sessão 3 Comunicações orais
CO9: História e Filosofia das Ciências no Ensino da Química – o papel do acaso nas descobertas científicas
Maria Elisa Maia, Isabel Serra
CO10: História das ciências, física e formalismo matemático
Isabel Serra
CO11: Os Colóquios de Garcia de Orta - instrumento privilegiado para o ensino da história da botânica
João Paulo Cabral
CO12: As bactérias do ácido láctico e o Homem: uma parceria milenar na preservação de alimentos e na saúde
António Inês, Ana Lúcia Pinto-Sintra, Ana C. Sampaio
CO13: História da sericicultura na obra de Rafael Bluteau (séc. XVII-XVIII)
Jorge Azevedo
16:30-16:45 Relembrando a Prof. Celeste Gomes e o Prof. Sebastião Formosinho
16:45-17:00 Coffee-break
17:00-19:30 Sessão 4.1 Comunicações orais e comunicações breves
CO14: História da Ciência no Ensino
Filomena Amador
CO15: Uso da história da ciência no ensino de conceitos de electromagnetismo
Cesarina Augusto, José P. Cravino, Armando A. Soares
CO16: História da Ciência nos manuais de Física e Química do 3º CEB
Ricardo Coelho, Mónica Batista, Isabel Serra, Paulo Maurício
CB11: Newton e a Teoria das Cores: A linguagem dos guias num museu de ciência
Ana Sofia Afonso, Susana Afonso e Francisco Rodrigues
CB12: A importância da síntese da ureia no desenvolvimento do pensamento científico
Paula Margarida Gonçalves Cabral
17:00-19:30 Sessão 4.2 Comunicações orais e comunicações breves
CO17: Bacteriófagos: um século de história, desde a descoberta ao quotidiano das sociedades modernas
Ana Lúcia Pinto-Sintra, Ana C. Sampaio, António Inês
CO18: Geração espontânea nos microrganismos e esterilização: uma controvérsia secular
Ana C. Sampaio, António Inês, Ana L. Sintra
CB13: Modelos didácticos do séc. XIX no ensino e aprendizagem da Botânica no séc. XXI
Ana Filipa Rodrigues, Diana Soares, Fátima Sales, M. Teresa Gonçalves
CB14: “Gestão sustentável dos recursos”- avaliação das atividades práticas dos manuais escolares de ciências naturais do 8.º ano: edição 2007 versus 2014
Estefânia Pires, Celeste Romualdo Gomes†, Gina Pereira Correia, Isabel Abrantes, Alcides Castilho Pereira
CB15: António José Gonsalves Guimarães (1850-1919), modernizador do ensino e do colecionismo de mineralogia e geologia na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, entre finais de oitocentos e a primeira república
Pedro M. Callapez, Elsa M. C. Gomes, Carla Marques, Carlos Barata
CB16: A coleção Krantz de lâminas delgadas de rochas da Universidade de Coimbra e o despontar da petrografia microscópica no ensino da geologia, em finais de oitocentos
Elsa M. C. Gomes, Pedro M. Callapez, Carla Marques, Carlos Barata
20:30 Jantar do encontro
27 de Maio de 2017
9:00-10:40 Sessão 5 Comunicaçoes Orais
COC2: António Gião: os últimos anos de um meteorologista
Carlos Fiolhais
COC3: Contributos de João Jacinto de Magalhães para a génese da revolução química e na afirmação da teoria newtoniana
Isabel Malaquias
CO19: Egas Moniz (1874-1955), Prémio Nobel: figura incontornável no ensino da história das ciências em Portugal
Ana Leonor Pereira, João Rui Pita
CO20: Influências da Epistemologia e da História das Ciências no Ensino e Aprendizagem da Física
Maria José B. M. de Almeida
10:40-11:00 Coffee-break
11:00-13:00 Sessão 6.1 Comunicações orais e comunicações breves
CO21: Valorização pedagógica do desenvolvimento histórico do conceito de energia
Mariana Valente
CO22: A segunda lei de Newton nos manuais e na história da ciência
Ricardo Lopes Coelho
CO23: A Física Industrial no Portugal do século XIX
António Manuel Bule Malveiro
CO24: A História da Fotografia como recurso didático no ensino da Química
Isabel Marília Peres
CB17:
A História das Ciências nas Aulas de Química
Isabel Henriques
CB18: A máquina magneto-eléctrica de Clarke
Gilberto Pereira
11:00-13:00 Sessão 6.2 Comunicações orais e comunicações breves
CO25: A Farmacopeia Portuguesa e a Farmacopeia Europeia: revisão histórica e sua importância no ensino da Tecnologia Farmacêutica
Jaime Conceição, João Rui Pita, Helena Maria Cabral Marques, José Manuel Sousa Lobo
CO26: A medicina greco-romana à luz dos seus instrumentos médico-cirúrgicos
Maria do Sameiro Barroso
CO27: Tuberculose, Ciência e Sociedade
Luis Veríssimo, Miguel Esteso, Ana Ribeiro
CO28: História da Ciência e o Texto de Divulgação Científica no Ensino da Anatomia Humana: o caso de Charles Drew
Gabriel Ribeiro, José Luís Coelho da Silva
CB19: Medindo o corpo e o esqueleto: os instrumentos da casa Mathieu (1889) no ensino da Antropologia na Universidade de Coimbra
Maria Augusta Rocha, Ana Luísa Santos
13:00-14:30 Almoço livre
(visita livre ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Laboratório Chimico: sala do Laboratório Chimico do Séc. XVIII, exposição "Segredos da Luz e da Matéria" e exposição "Medos e Superstições" integrada na programação da
Noite dos Museus 2017)
14:30-16:30 Sessão 7 Comunicações orais
COC4: A Geologia Experimental; passado, presente e desafios do futuro
Paulo Emanuel Fonseca
CO29: Que História da Ciência nos contam os manuais
escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de
ciências naturais do 5º ano
Cláudia Faria, Bianor Valente, Isabel Chagas, Filomena Amador, Edite Bolacha, Teresa Salomé Mota
CO30: História da Ciência à deriva? A Teoria da
Tectónica de Placas nos manuais de Geologia atuais (7º, 10º e 12º anos
de escolaridade)
Filomena Amador, Edite Bolacha, Teresa Salomé
CO31: Contributos de uma história da sismologia em Portugal para a compreensão da atividade sísmica (objetivo geral n.º11 das metas curriculares de ciências naturais do 7.º ano do ensino básico)
Jorge Ferreira
CO32: Uma História dos Neurónios na Perspectiva do Ensino da Fisiologia
Maria Teresa Rangel de Figueiredo, Paulo António Russo Almeida
16:30-17:00 Coffee-break
17:00-19:30 Sessão 8 Comunicações orais e comunicações breves
CO33: Conceções de professores sobre modelos científicos: o caso particular dos modelos geológicos
Clara Vasconcelos
CO34: Análise da obra de José Guerreiro Murta “Educação Científica” (1931). Uma obra desenquadrada da época?
Filomena Amador
CO35: Vicente Seabra: ciência e sociabilidade
José Ilton Pinheiro Jornada, Maria Renilda Nery Barreto, Maria Antónia Lopes
CO36: A história dos planetários e a sua atual contribuição para o ensino das ciências no contexto de educação não formal
Gesoaldo Maia de Oliveira, Maria José Barata de Almeida, João M. Fernandes
CO37: Os museus de ciências naturais no ensino: de uma perspetiva histórica para as atividades do presente
Carlos Antonino Barata, Carla Marques, Pedro Callapez
CO38: Importância das geocoleções no ensino da Geologia: as rochas
metamórficas da coleção Krantz do Museu da Ciência da Universidade de
Coimbra
Carla Sofia S. Marques, Carlos Barata, Elsa Gomes, Pedro Callapez
CB20: A que se deve o aparente declínio da inclusão
de biografias e outros aspectos de história da ciência no ensino?
Algumas notas sobre o caso da Química e da Física
Sérgio P. J. Rodrigues
19:30 Sessão de encerramento