FCTUC e Bosch Aveiro estreitam ligações para futuros projetos de colaboração

SM
Sara Machado
04 outubro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Bosch Aveiro reforçou a possibilidade de futuras colaborações com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) após uma visita às instalações da faculdade, no dia 3 de outubro. O objetivo central deste encontro foi identificar competências e sinergias entre as duas instituições nas áreas de interesse da Bosch, com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos.

Nesta visita à FCTUC, «a equipa da Bosch teve a oportunidade de conhecer diversos centros de investigação, nomeadamente ADAI, ITECONS, CEMMPRE, CISUC, CMUC, INESC Coimbra, ISISE, ISR e IPA. No fim de cada visita, houve espaço para discussão em que a Bosch identificou alguns desafios tecnológicos que terá interesse em explorar», revela Sandra Carvalho, subdiretora da FCTUC com o pelouro da investigação, inovação e transferência de saber.

A Bosch apresentou previamente à FCTUC os seus desafios e visão para o futuro, estabelecendo um ponto de partida para uma cooperação mais próxima. «O nosso objetivo era percebermos as competências que a FCTUC tem nas nossas áreas de interesse», afirma Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting. «Nesta visita conseguimos identificar essas competências, fazer contactos e estreitar ligações, o que nos aproxima de futuras colaborações», acrescentou, destacando que o objetivo principal foi amplamente atingido.

Um dos pontos altos foi a visita ao Factory Lab da FCTUC, que despertou grande interesse por parte da Bosch para possíveis melhorias em projetos internos. A Bosch revelou que está atualmente a remodelar uma segunda geração de um dos seus produtos, e as tecnologias apresentadas pela FCTUC poderão ser incorporadas nessa nova versão, reforçando o potencial de cooperação entre as duas entidades.

Além disso, a Bosch destacou o interesse na área da robótica, mas também na área da inteligência artificial e a sua utilização na parte da qualidade e da indústria. Os representantes da Bosch também desafiaram os investigadores da FCTUC a explorar novas utilizações para tecnologias que já estão em desenvolvimento. «O desafio nesta visita era a FCTUC não esquecer que podem também, mesmo por dentro do que já têm aqui hoje, colocar várias tecnologias ao serviço dos próprios laboratórios ou entre vários departamentos», conclui Tiago Sacchetti.

A visita reforçou a complementaridade entre as competências da FCTUC e as da Bosch Aveiro, consolidando o caminho para futuras parcerias inovadoras.

Partilhe