Workshop sobre Tecnologias Digitais e Construção de Narrativas

14 junho
Jean Monnet

Workshop sobre Tecnologias Digitais e Construção de Narrativas | 6 horas | 15 de junho de 2021

Este workshop é lecionado em inglês (dia 14 de junho) e em português (dia 15 de junho) e está centrado  nos processos e implicações das ameaças à segurança digital, com base numa análise crítica do uso de tecnologias e construção narrativa. Estruturado em torno de quatro questões principais - porquê? como? o quê? e que implicações? - explora o nexo tecnologia-política, olhando para várias formas de manipulação de informação e construção de narrativas para melhor compreender o seu impacto na política nacional e internacional. Este workshop visa, assim, evidenciar a centralidade dos contextos discursivos e das possibilidades tecnológicas na construção de práticas de conhecimento, numa perspetiva interdisciplinar, trazendo ao diálogo a análise computacional, a linguística e as relações internacionais. Esta é uma abordagem inovadora, muito necessária para superar leituras estreitas e estáticas numa área de investigação tão fundamental para as nossas vidas quanto para a política internacional.

Inscrições

________________________________________________________________________________

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados e financiados pela Comissão Europeia destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo.  Entre os Programas Jean Monnet este é o mais competitivo, sendo outorgado por concurso público de âmbito mundial. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência é concedido a Universidades e investigadores de comprovado mérito em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção e reconhecimento. Na sua atribuição é privilegiado o carácter multidisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra tem como pano de fundo as relações da União Europeia com os vizinhos a Leste sob o acrónimo PRONE – Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours. É coordenado pela Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Catedrática da FEUC e titular de uma Cátedra Jean Monnet e conta com uma equipa de 11 docentes, das Faculdades de Economia, Letras, e Ciência e Tecnologia. Prevê a organização de um conjunto alargado de iniciativas em três eixos principais: ensino e investigação; recomendações políticas; e ligação à comunidade. A extensão das atividades e dinamismo do Centro pretendem deixar a marca de qualidade da Universidade de Coimbra nas suas iniciativas a nível local, nacional e internacional.