Dinis Pereira conquista medalha de Ouro nas International Economic Olympiad 2024

16 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

As Olimpíadas da Economia são a maior iniciativa de formação económica em Portugal para estudantes do ensino secundário e contam com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, Ordem dos Economistas e Câmara Municipal de Coimbra. No ano letivo 2024/25, a XII edição das Olimpíadas da Economia terá como tema Economia Internacional.

Dinis Pereira, vencedor das XI Olimpíadas da Economia (OE XI), conquistou uma medalha de Ouro nas Olimpíadas Internacionais da Economia 2024 (IEO 2024).

Dinis Pereira, estudante do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa) é bicampeão das Olimpíadas da Economia, tendo sido o vencedor das OE X e OE XI. Conquistou, agora, uma medalha de Ouro a nível individual nas IEO 2024, que decorreu em Hong Kong em formato híbrido.

O jovem de 17 anos destacou-se na Provas de Literacia Financeira e Economia tendo sido, respetivamente, 5º e 6º melhor num total de 237 participantes.

A equipa portuguesa foi composta por Dinis Pereira (Colégio Manuel Bernardes, Lisboa), Tiago Pereira (Escola Secundária da Maia), Lourenço Ribeiro (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), Letícia Rodrigues (Escola Secundária de Estarreja) e Natan Melo (Colégio de Gaia). A equipa foi liderada por João Pedro Santos, Coordenador Geral das Olimpíadas da Economia e representante de Portugal no International Board, e Gaspar Redinha, membro da Comissão Organizadora das Olimpíadas da Economia e Estudante da FEUC.

A equipa portuguesa participou nas IEO 2024 em formato virtual, tendo terminado em 29º lugar num total de 51 equipas participantes.

Para João Pedro Santos, Coordenador Geral das Olimpíadas da Economia e Team Leader da equipa portuguesa, «este é um resultado que enche de orgulho Portugal e, em particular, as Olimpíadas da Economia e todos os seus parceiros». O jovem economista refere ainda que «o resultado alcançado pelo Dinis é a prova de que Portugal contam com excelentes alunos na área da economia, capazes de se destacarem como os melhores do mundo», destacando ainda que este resultado reforça o trabalho de mais de 10 anos na criação e implementação das Olimpíadas da Economia em Portugal.

As International Economics Olympiad são a maior competição mundial para estudantes de ensino secundário na área da economia, tendo sido criadas em 2018. A participação de Portugal nas IEO é organizada pela Associação Une dois Mundos, sendo apurados para representar Portugal os 5 alunos vencedores das Olimpíadas da Economia.

Portugal participou nas International Economics Olympiad pela primeira vez em 2019, tendo nesse ano conquistado duas medalhas de bronze.

Partilhe