Homo Oceanus - Mário Ruivo, uma Biografia
Projeto de investigação de Álvaro Garrido
Homo Oceanus – Mário Ruivo, uma Biografia é um projeto de investigação e edição de Álvaro Garrido, investigador integrado do CEIS20, que conta com o apoio de diversas entidades, das quais: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oceano Azul, Delta Cafés, Fundação Eng. António de Almeida, Associação dos Portos de Portugal, Câmara Municipal de Ílhavo e Mútua dos Pescadores. A publicação em língua portuguesa terá lugar em 2027 pela editora Temas & Debates.
Mário Ruivo (1927-2017) foi uma das principais figuras portuguesas do século XX. A sua ação cívica e política conjugou-se com um trabalho científico e diplomático que marcou os grandes avanços da política internacional sobre os oceanos, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. A sua ação persistente e mobilizadora transformou decisivamente a relação de Portugal com o mar e abriu caminho a uma visão integrada e ecológica do Oceano.
Personalidade humanista, deixou uma marca indelével e de grande reconhecimento internacional enquanto cidadão, cientista e diplomata. Foi decisivo o seu contributo para o novo regime de governação do Oceano, associado às convenções das Nações Unidas sobre Direito do Mar. Mário Ruivo foi precursor no estudo dos fundos marinhos e da Plataforma Continental.
Num momento em que as sociedades humanas enfrentam uma crise ecológica global e o conhecimento do Oceano se alarga a novas fronteiras e recursos do mar, conhecer a vida de Mário Ruivo e a sua ação científica e institucional significa dar expressão a uma ética social de longo prazo. São esses os objetivos fundamentais deste projeto de biografia.