Grau Académico: Doutoramento
Regime de estudo: Presencial
Idioma: PT | ING
Área Científica: Sociologia e outros estudos | Ciência Política
Duração: 4 anos
ECTS: 240
Acreditação: A3ES | 2025-07-31 a 2031-07-30
Propina Anual: 2000 €
Apresentação
O Programa de Doutoramento em Democracia no Século XXI proporciona aos/às estudantes ferramentas teóricas e metodológicas para conduzir investigação avançada em contextos académicos e profissionais.
Ancorado nos paradigmas teóricos da Sociologia e da Ciência Política, o plano de estudos promove uma compreensão aprofundada da interrelação entre as estruturas socioeconómicas e os processos políticos.
O plano de estudos inclui seminários temáticos e metodológicos distribuidos ao longo de três semestres. Os seminários do primeiro e do segundo semestre analisam o funcionamento e a evolução das instituições políticas (a nível local, nacional e supranacional) e exploram os principais desafios das democracias contemporâneas. Esta formação está estruturada em torno de quatro eixos temáticos: Ecologia Política; Cidadania, Igualdade e Diversidade; Governação Participativa, Poderes Locais e Inovação Democrática; Movimentos Sociais e Ação Coletiva.
No terceiro semestre, decorrem seminários metodológicos que fornecem ferramentas para o desenho de investigação e para a recolha e análise de dados. Enfatizando o rigor científico e prestando apoio personalizado na elaboração do projeto de tese, o programa reforça as oportunidades de obtenção de financiamento para trabalho de campo em contextos territoriais e sociopolíticos diversos.
O corpo docente integra professores/as e investigadores/as da Universidade de Coimbra com vasta experiência em investigação e gestão de projetos a nível nacional e internacional, bem como especialistas convidados/as de universidades de prestígio em Portugal e no estrangeiro.
A colaboração entre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais potencia a integração entre ensino e investigação, criando oportunidades concretas para a participação dos/as estudantes em projetos de pesquisa em curso. Além disso, a tradição de cotutelas com universidades internacionais proporciona ao corpo discente uma valiosa experiência internacional.
Os/as diplomados/as atuam em diferentes áreas, desde a academia e investigação até à administração pública e organizações da sociedade civil, contribuindo para criar soluções inovadoras face aos desafios das democracias contemporâneas.
Testemunhos
Contando com um número considerável de docentes e convidados de diversas áreas, o programa oferece não só uma sólida formação teórica em temáticas muito diversas, como também uma melhor compreensão dos debates mais recentes nas ciências sociais.
O doutoramento DSXXI permitiu-me expandir os meus conhecimentos (do feminismo à democracia participativa, passando pela ecologia e o antirracismo) e forneceu-me as ferramentas conceptuais necessárias para estudar o estado das democracias atuais. O CES é o lugar ideal para analisar criticamente as sociedades, a democracia e o poder.
O CES é um polo de concentração de pensamento crítico e diverso. Como ativista forneceu-me um ambiente intelectualmente estimulante para desenvolver as minhas ideias, discuti-las e aprender com ativistas-académicos, estudantes, investigadores, professores de todo o mundo.