Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Banner principal

Mestrado em Sociologia

Língua-Inglês
Coordenação do MestradoPaula Abreu
 
Língua (s) de aprendizagem / avaliaçãoPortuguês
 

O Mestrado em Sociologia proporciona o acesso a conhecimentos sociológicos especializados e aos instrumentos teóricos e metodológicos mais atualizados nos domínios da Sociologia e do diálogo entre esta disciplina e outras áreas científicas.
Para além da formação em domínios como as teorias sociológicas avançadas e as metodologias de pesquisa, o mestrado promove a atualização em diversas áreas temáticas de grande relevo contemporâneo, com destaque para as seguintes: Estado e políticas sociais; cidades e culturas urbanas; território e poder local; sociologia política; sociologia do trabalho e do emprego; desigualdades sociais e sexuais; epistemologia; movimentos sociais e sindicalismo; migrações internacionais; ciência e tecnologia; sociologia do direito. Está também organizado com base numa ligação estreita com a esfera profissional, permitindo expandir competências e saberes em domínios de grande relevo para a sociedade portuguesa, onde as futuras gerações de sociólogos/as poderão vir a desempenhar um importante papel.
O mestrado visa os seguintes objetivos:
- Formar competências especializadas de investigação científica no domínio da Sociologia e da sua articulação com as outras ciências sociais e humanas.
- Desenvolver qualificações e capacidades de excelência na avaliação crítica, análise, diagnóstico e intervenção, nos vários planos profissionais onde hoje a Sociologia marca presença.
- Contribuir para disseminar o conhecimento científico das ciências sociais portuguesas, numa área que se reconhece como decisiva para a compreensão das transformações sociais em curso, no actual contexto nacional e global.

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=1037 (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2020 por um período de 6 anos.

ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Criação do Mestrado em Sociologia

Despacho nº 1458/2022 - Alteração Plano de Estudos



Prémio “FEUC Exemplar 2º CICLO”

O prémio de mérito “FEUC Exemplar 2.º CICLO” consiste na oferta, em cada ano letivo, de um apoio no valor de 1000€ aos/às dois/duas melhores estudantes do primeiro ano de cada um dos mestrados de continuidade da FEUC. As regras podem ser consultadas aqui.