/ Temas

Gestão

A licenciatura em Gestão (1º ciclo) desenvolve as competências necessárias para o exercício da profissão de gestor de organizações privadas e públicas. As competências adquiridas na licenciatura em Gestão, preparam o acesso aos programas de pós-graduação (2º ciclo) e em qualquer das áreas especializadas da Gestão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os dilemas de escolher um curso e ir para a Universidade

Arnaldo Coelho

• Os meus graus de liberdade

• O que faço eu num curso de economia e Gestão: Marketing is all around!


Literacia financeira e sua importância (Esgotado)

Mário Augusto

Com este tópico pretende-se alertar os estudantes para a importância da literacia financeira na sua vida quotidiana. A compreensão de conceitos de natureza financeira e a capacidade de os aplicar no dia-a-dia é indispensável para selecionar e interpretar a informação relevante para fazermos escolhas mais acertadas quando tomamos decisões de consumo, poupança ou investimento.

• O valor do dinheiro no tempo

• Juro e taxa de juro: diferentes tipos

• Custo do crédito e sua gestão

• Razões para desenvolver a sua literacia financeira


O impacto da contabilidade enquanto sistema de apoio à gestão

Isabel Cruz

• Clarificar o que é a contabilidade (distinguindo a contabilidade financeira da contabilidade de gestão)

• Evidenciar a importância da contabilidade financeira e da contabilidade de gestão enquanto sistemas de informação de apoio à decisão

• Mostrar a importância da definição de um preço de venda de um produto ou serviço, tendo em conta o mercado, mas sem descurar o custo do mesmo.

• Desafiar a plateia para um exercício de análise gasto-volume-resultado


Qual o papel da Gestão Financeira nas Organizações

Isabel Cruz

• Proporcionar um primeiro contacto com as principais decisões de investimento e financiamento desde a criação de uma organização

• Evidenciar a importância do equilíbrio financeiro da organização e da rendibilidade (ou outros objetivos para organizações sem fins lucrativos)

• Mostrar a importância da gestão financeira previsional, a fim de antecipar a tomada de decisões que corrijam eventuais problemas detetados através da simulação do impacto financeiro que as decisões de investimento, financiamento e de gestão operacional podem impactar nas organizações

• Ilustrar com um exemplo e desafiar a plateia a propor alterações na política de gestão de operacional e visualizar o seu impacto no equilíbrio financeiro e no resultado da organização.


O valor do dinheiro no tempo

João Paulo Costa

• Conceito de investimento versus custo/gasto.

• Perspetiva financeira e perspetiva social sobre um investimento.

• Valor atual e valor futuro de um recebimento/pagamento.

• Custo do dinheiro (capital).

• Conceito de incerteza/risco de recebimentos ou pagamentos no futuro.


A Contabilidade como parte de uma Cultura e Cidadania

Liliana Pimentel

Sabendo que a cultura contabilística pode transformar o cidadão em alguém socialmente mais capacitado e responsável, é estranho que se alheie de uma disciplina essencial para si próprio e para a compreensão da sociedade.

A Contabilidade não se limita a registar débitos e créditos, caracteriza as partes da realidade sobre que incide, assenta em noções, trabalha com conceitos, relaciona valores, clarifica as escolhas e auxilia na tomada de decisões.


Como a Contabilidade dos Governos afeta as nossas vidas (apenas 1º semestre)

Susana Jorge

A realidade das finanças públicas toca-nos a todos enquanto cidadãos, utentes dos serviços públicos e contribuintes pagadores de impostos. A boa gestão dos dinheiros e das finanças públicas dependem de um sistema de contabilidade e reporte financeiro que traduza, de forma transparente, a aplicação dos dinheiros públicos. O reporte adequado e informativo ajuda ainda às tomadas de decisão, com consequências nas aplicações dos dinheiros dos impostos nas políticas públicas para satisfazer as necessidades dos cidadãos. De um bom reporte financeiro depende também a identificação de necessidades financeiras, designadamente associadas a cobrança de mais impostos ou endividamento, este último conduzindo ao pagamento de juros que absorvem recursos que assim não podem ser usados para satisfação de necessidades públicas.

Esta sessão discute o papel da contabilidade para a boa gestão dos recursos públicos e a melhoria de vida dos cidadãos.


Flexibilidade, gestores e trabalhadores: como articular saudavelmente emoções e afetos no plano de negócios?

Teresa Carla Oliveira

Novos modelos económicos estão a emergir refletindo modos de vida e trabalho num mundo em tensão quer sobre o reconhecimento das alterações climáticas, consciência da efetiva implementação da IA (Inteligência Artificial) e pandemia global por Covid19. Quem são e como vão os gestores do futuro responder a estes desafios? Que contributo podem dar os jovens para refletir e gerir modos de vida e trabalho sustentáveis? Que flexibilidade, para quem, de quem, como e quando para um mundo sustentável?

O mundo é de pessoas e para pessoas!

O mundo humano é aquele que dignifica o trabalho e vida.


Paradoxos da Estatística: os números contam histórias …

Rui Pascoal

Exploram-se diversas situações em que se obtêm à partida resultados surpreendentes no sentido de que contrariam a primeira intuição sobre o que se espera obter. Procura-se a razão de ser dos resultados.


Em suaves prestações mensais: a matemática dos empréstimos e dos depósitos a prazo (apenas 1º semestre).

Paulo Saraiva

Os empréstimos bancários são uma realidade que muitas famílias passam a conhecer a partir do momento em que decidem adquirir um bem (uma habitação, por exemplo) e não possuem

dinheiro suficiente para o fazer. Nesta palestra apresenta-se o conceito de taxa de juro

composto, aplicando- ao pagamento de prestações associadas a um empréstimo ou a uma

poupança que rende juros numa conta a prazo. Partindo da fórmula da soma dos termos de uma progressão geométrica, deduz-se a relação entre pagamentos periódicos.


A publicidade num mundo em mudança

Ana Amorim

Estima-se que diariamente cada pessoa esteja exposta a mais de 5 000 mensagens publicitárias. Algumas destas mensagens não são sequer identificadas como tal, outras induzem os consumidores em erro quanto às características dos produtos ou serviços que promovem, outras ainda transmitem valores desadequados a uma sociedade que se pretende justa e igualitária. Com recurso a exemplos práticos, procura-se desenvolver um olhar crítico sobre o conteúdo e as várias formas que a publicidade assume atualmente, desde os tradicionais outdoors até aos influenciadores digitais.