A licenciatura em Relações Internacionais (1º ciclo) visa proporcionar uma formação multi-disciplinar e inter-disciplinar nas áreas de economia, sociologia, direito, história e ciência política com incidência no universo das relações internacionais, conferindo competências essenciais para o exercício de vasto leque de funções.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O conflito sírio e as relações internacionais
Teresa Almeida Cravo
Esta sessão pretende debater com os/as estudantes o conflito armado sírio e o seu impacto nas relações internacionais. Na primeira parte analisaremos as características da região do Médio Oriente e Norte de África, para efeitos de contextualização; na segunda parte discutiremos de forma mais aprofundada a guerra na Síria, em termos de causas, atores, dinâmicas e impacto.
Vamos falar sobre Direitos Humanos?
Daniela Nascimento
Esta sessão tem como objetivo promover o conhecimento e debate em torno do tema dos Direitos Humanos a partir da sua trajetória histórica e política. A sessão debaterá ainda os níveis de garantia, respeito e proteção dos direitos humanos por relação com o caso português e recorrendo a exemplos do quotidiano com os quais os estudantes se possam facilmente identificar. Esta será uma sessão interativa e incluirá a visualização de pequenos vídeos sobre o tema
A Guerra na Ucrânia: Origens
Bernardo Fazendeiro
Atendendo às visões variadas sobre as origens da atual guerra na Ucrânia, esta sessão pretende oferecer algumas das teses predominantes sobre o começo do conflito armado.
O mundo pós-Soviético
Bernardo Fazendeiro
A sessão pretende clarificar algumas das principais dinâmicas políticas e internacionais do mundo pós-soviético, com especial ênfase no impacto do legado socialista nos atuais ex-membros da União Soviética.
Guerra no Afeganistão
Bernardo Fazendeiro
A sessão pretende explicar as origens e dinâmicas específicas da guerra do Afeganistão desde 1979 à atualidade.
Guerra e Paz no Século XXI
Bernardo Fazendeiro
A sessão esclarece as características da guerra e paz contemporâneas à luz da sua evolução desde a II Guerra Mundial.
Crise ambiental e Relações Internacionais
André Saramago
Esta sessão irá analisar como a atual crise ambiental, nas suas várias dimensões, pode ser analisada da perspetiva das relações internacionais. Qual o significado da crise ambiental para a sociedade internacional e como é que a sociedade internacional tem reagido, e pode reagir, a estes desafios?
Terrorismo
Raquel Beleza da Silva
Nesta sessão iremos falar de como as Relações Internacionais têm estudado o terrorismo, tendo em atenção eventos marcantes do século XXI como o 11 de Setembro de 2001 e o surgimento do chamado ‘Estado Islâmico’. Falaremos também de estratégias de prevenção do terrorismo.
A União Europeia num mundo em crise
Licínia Simão
O objetivo é dar a conhecer a forma como a União entende o mundo à sua volta, as suas responsabilidades e interesses e os instrumentos que tem á sua disposição para atuar face a contextos de crise, violência e conflito. Como objetivos específicos teremos: - contribuir para uma leitura crítica das políticas externas da União Europeia; - conhecer os processos de tomada de decisão e de partilha de poder dentro da União que produzem as suas políticas externas; - refletir sobre o impacto das políticas europeias em diferentes espaços geográficos, culturais e sociais.
Nota: sessões realizadas presencialmente, disponíveis apenas a escolas dos distritos de Coimbra e de Leiria.