Liliana Santos distinguida com o Prémio JJ Pedroso de Lima 2025

12 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

Liliana Santos distinguida com o Prémio JJ Pedroso de Lima 2025

Liliana Santos, doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, venceu a segunda edição do Prémio JJ Pedroso de Lima, atribuído pelo ICNAS – Universidade de Coimbra. A distinção, no valor de 10 mil euros, foi entregue no dia 11 de setembro, na Sala do Senado.

Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Liliana Santos é também mestre em Oncologia Molecular pelo ICBAS. Concluiu recentemente o doutoramento em Ciências Farmacêuticas, em regime empresarial na ICNAS Pharma, com uma tese dedicada ao estudo da barreira hematoencefálica na formação de metástases cerebrais do cancro da mama HER2+.

O trabalho premiado explorou o uso de radiofármacos tanto para diagnóstico (zircónio-89 e cobre-64) como para novas estratégias terapêuticas (lutécio-177), oferecendo alternativas promissoras para doentes com tumores resistentes às terapias convencionais.

O prémio foi entregue pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa, que sublinharam a relevância desta investigação para a inovação no diagnóstico e tratamento oncológico.

Criado em 2024, o Prémio JJ Pedroso de Lima distingue anualmente investigadores que se destaquem na área das ciências nucleares aplicadas à saúde, homenageando o físico e professor catedrático João José Pedroso de Lima (1934-2016).

Partilhe