3.ª edição das Jornadas Pedagógicas com foco na Inteligência Artificial no Ensino Superior
No próximo dia 14 de julho de 2025, irá ocorrer a 3ª edição das Jornadas Pedagógicas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) dedicada ao tema “Inteligência Artificial e Ensino Superior”. O evento, destinado aos docentes da FFUC, terá lugar na Sala 1E.07, com início às 9h00.
A formadora convidada será a Professora Doutora Camila Leporace, investigadora no Instituto de Computação da UNICAMP (Brasil), especialista em inteligência artificial sob a perspetiva da cognição humana. Ao longo da manhã, a docente abordará temas como a evolução e o funcionamento dos modelos de IA, os desafios da sua integração no ensino, e exemplos práticos na área das Ciências Farmacêuticas e da Saúde.
Programa
DATA: 14 DE JULHO DE 2025
Inscrição Obrigatória – gbdirector@ff.uc.pt
Público Alvo: Docentes da FFUC
Local: Sala 1E.07
9:00 horas: Abertura das Jornadas Pedagógicas da FFUC – 3ª Edição
(Diretor da FFUC – Professor Doutor Fernando Ramos)
9:15 horas: Introdução à IA - Conceituação, breve histórico, funcionamento dos Large Language Models, tipos de IA, presença da IA nos softwares que utilizamos
(Professora Doutora Camila Leporace - Instituto de Computação da UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil)
10:15 horas: Intervalo para café
10:25 horas: IA na educação - Tendências, perspectivas, principais debates, principais conflitos/desafios
(Professora Doutora Camila Leporace - Instituto de Computação da UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil)
11:25 horas: Intervalo para café
11:35 horas: Casos práticos - Exemplos de onde a IA está presente, com foco especial em projetos da área de Farmácia e Saúde em geral.
12:35 horas: Encerramento das Jornadas Pedagógicas da FFUC – 3ª Edição
(Sudiretor da FFUC para os assuntos pedagógicos – Professor Doutor Carlos Cavaleiro)
RESUMO TÉCNICO CURTO DA FORMAÇÃO A SER MINISTRADA
A formação tem como objetivo levar a temática “Inteligência Artificial (IA) e Ensino Superior” aos Docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, promovendo um debate acerca das mudanças no ensino e na aprendizagem que vêm sendo impulsionadas pela popularização da IA na sociedade e, em particular, na educação.
A inteligência artificial não é uma área de investigação nova, tendo surgido concomitantemente à ciência cognitiva nos anos de 1950. As redes neurais artificiais, que são a base da inteligência artificial generativa, são tecnologias que já existem há décadas. O crescimento da IA, assim como a formatação da IA tal como hoje se apresenta, tem relação direta não apenas com a evolução das tecnologias relacionadas, mas com a popularização dos dispositivos móveis. Afinal, as redes neurais artificiais se alimentam de dados para manterem o seu funcionamento. Com dispositivos móveis acessíveis, a produção de dados se multiplica. É a partir da retroalimentação das redes neurais artificiais - isto é, os usuários fornecem dados e as redes, em retorno, moldam os conteúdos que ofertam, na forma de IA generativa, por exemplo - que surge o termo “algoritmosfera’, proposto pela formadora, Doutora Camila Leporace.
A base da formação que será apresentada é a maneira como o ensino superior se insere na algoritmosfera, lidando com uma nova realidade em que a IA, especialmente na forma de IA generativa, desafia as maneiras como vêm sendo realizadas atividades de ensino e pesquisa. Nesse contexto, é essencial que docentes de diversas áreas de atuação compreendam o funcionamento básico da IA, com suas potencialidades e limitações, e sua relação com a mente humana; as perspectivas e os debates relacionados à IA na educação; e casos de uso, com o objetivo de tangibilizar os conhecimentos a partir de exemplos práticos.
A FORMADORA (breve síntese curricular)
Camila Leporace é investigadora em inteligência artificial sob a perspectiva da cognição humana, tendo obtido, em 2023, o seu Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em cotutela com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 2024, lançou o livro Algoritmosfera - A cognição humana e a inteligência artificial, publicado pelas editoras Hucitec/São Paulo e PUC-Rio.
Desde dezembro de 2024 que desenvolve o seu PosDoc no Instituto de Computação da UNICAMP e, desde janeiro de 2025, é uma das seis pesquisadoras do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial na Educação Básica, ligado ao TLTL - Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (NY), pesquisando as competências docentes que são impactadas pela IA.
É membro do grupo de pesquisa EMBED (EMbodied EDucation) da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do Grupo de Pesquisa Governança de Agentes de Inteligência Artificial, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP - Universidade Estadual de São Paulo.
Foi professora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Tecnologias Digitais na Educação da UNICARIOCA, Brasil, e ministrou cursos na PUC-Rio, na UNICAMP e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras. Realiza formações destinadas a professores e supervisores de ensino na educação básica e no ensino superior.