Programa de sensibilização sobre os efeitos do consumo de drogas no cérebro: Avaliação de comportamentos e atitudes em adolescentes, conta com contributo da Prof.ª Doutora Armanda Santos, docente da FFUC.

05 fevereiro, 2026≈ 3 mins de leitura

Nos dias 29 de novembro, 15 de dezembro de 2025 e 19 de janeiro de 2026, membros da equipa de investigação do projeto “Diálogo Sangue–Cérebro na Adição a Substâncias: o CCR5 como um Alvo Terapêutico Promissor”, desenvolvido no âmbito do projeto Block_Addiction (https://doi.org/10.54499/2023.18021.ICDT), da Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, estiveram presentes nos Agrupamentos de Escolas de São Martinho do Porto, de Ferreira do Zêzere e de Oliveira do Hospital, respetivamente, para dinamizar atividades enquadradas no “Programa de sensibilização sobre os efeitos do consumo de drogas no cérebro: Avaliação de comportamentos e atitudes em adolescentes”.

Estas ações fazem parte de um contexto em que há um aumento significativo do número de pessoas com problemas relacionados ao uso de psicoestimulantes. Muitas vezes, esses problemas vêm acompanhados de sintomas neuropsiquiátricos complexos e taxas de recaída altas. Assim, a inexistência de um tratamento farmacológico é a força motriz para o desenvolvimento de uma nova e eficaz intervenção. Trata-se de um projeto de natureza translacional, que integra estudos pré-clínicos e clínicos, articulados com um programa estruturado de sensibilização dirigido à comunidade, reforçando de forma clara a ligação entre a investigação desenvolvida na FFUC e a intervenção educativa junto da população mais jovem.

Neste enquadramento, destaca-se o contributo da FFUC, através da participação da Professora Associada da FFUC Armanda Santos.

O projeto é liderado por Ana Paula Silva, Investigadora Principal da FMUC e iCBR, e conta também com a colaboração de Filipa Baptista (Professora Auxiliar da FMUC e iCBR), Francisco Caramelo (Professor Associado da FMUC e iCBR), Daniela Simões (estudante de doutoramento da FMUC e CHAngeing Excellence Hubs), Rita Valls (bolseira de investigação do respetivo projeto) e Sara Cruz (Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro).

Partilhe