Acordo entre Faculdade de Farmácia de Universidade de Coimbra e Energy Pulse Systems impulsiona pesquisa em Campos Elétricos Pulsados.

12 junho, 2025≈ 2 mins de leitura

No passado dia 6 de junho, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), estabeleceu uma colaboração com a empresa EPS – Energy Pulse Systems para investigação conjunta em tecnologia de Campos Elétricos Pulsados (PEF), com aplicações nos setores alimentar, ambiental e da saúde.

No âmbito do protocolo, a EPS cede à FFUC, sem custos, o equipamento EPULSUS PM1A-10 – um gerador de impulsos elétricos de alto desempenho, essencial para estudos laboratoriais nas áreas atrás referidas. A empresa assegura ainda a instalação, manutenção e fornecimento de amostras processadas.

Por sua vez, a FFUC compromete-se a utilizar o equipamento de forma responsável e a desenvolver métodos analíticos inovadores, reforçando o seu papel na produção de ciência ao serviço da sociedade e do ambiente.

Antes da assinatura oficial do protocolo de colaboração entre a FFUC e a empresa EPS decorreu, pelas 15h00, na Sala Maria Serpa Santos, a conferência “Campos Elétricos Pulsados Aplicados ao Setor Alimentar: Oportunidades, Desafios e Casos Práticos”.

A sessão foi conduzida pelo Prof. Doutor Luís Redondo, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e destacou exemplos consolidados da aplicação desta tecnologia, oportunidades emergentes, bem como desafios tecnológicos e regulamentares que ainda precisam de ser ultrapassados para a massificação dos Campos Elétricos Pulsados (PEF) na indústria alimentar.

Partilhe