Língua e Cultura Alemãs - Nível I
Este curso de Alemão dirige-se a estudantes, docentes e funcionárias/os da Universidade de Coimbra, assim como ao público em geral, sem conhecimentos prévios da Língua Alemã.
Candidatas/os com idade igual ou superior a 16 anos.
Não são exigidos conhecimentos prévios da língua Alemã. Pressupõe-se que este seja o seu primeiro contacto com a língua.
O curso Língua e Cultura Alemãs I visa ensinar a Língua Alemã na sua forma escrita e oral, quer ao nível da receção quer ao nível da produção. Os objetivos da disciplina orientam-se pelo nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) e apenas estarão concluídos no final do nível II (2º semestre) deste Curso de Iniciação ao Alemão.
No final do nível A1, o/a estudante terá adquirido as competências linguísticas seguintes:
“Consegue compreender e usar expressões conhecidas do dia-a-dia e frases básicas dirigidas para a satisfação concreta de uma necessidade.
Consegue apresentar-se aos outros e responder a perguntas sobre si, sobre o local onde mora, as pessoas que conhece e os objetos que lhe pertencem.
Consegue interagir de forma simples desde que a outra pessoa fale devagar e com clareza e esteja preparada para ajudar.” (fonte: Níveis dos cursos e exames do Goethe-Institut)
- Apresentar-se e cumprimentar
- Países e continentes
- Línguas e nacionalidades
- Informações pessoais
- Os números de 0 a 1 000 000 000
- Soletrar
- Dias de semana e partes do dia
- Horas: oficial e coloquial
- Números ordinais
- Estações do ano e meses
- Vocabulário: “casa”
- Alimentos e bebidas
- Medidas e embalagens
- Preços e moedas
- Profissões/cursos universitários
- Família
- Desporto e tempo livre
- Anúncios de propostas de tempos livres
- Abreviaturas
- A posição do verbo em frases declarativas, e interrogativas
- O artigo definido der, die, das
- A conjugação de verbos regulares e irregulares do presente do indicativo
- Os verbos modais (as formas, o uso e a construção frásica)
- Os verbos haben e sein no Präteritum
- O artigo definido e indefinido no nominativo e no acusativo
- A formação do plural dos substantivos
- O complemento no acusativo e no dativo
- Os pronomes pessoais
- Complementos circunstanciais de lugar
- A formação de compósitos de substantivos
- Os artigos possessivos (nominativo e acusativo)
A avaliação contínua contempla os seguintes elementos:
- Vários testes de avaliação
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa/apresentações
- Outros elementos de avaliação
O peso das várias componentes da avaliação será indicado pelo(a) docente no início das aulas e publicado na plataforma Inforestudante.
Regime presencial
3 ECTS:
60 horas de contacto (4 horas/semana)
21 horas de trabalho
Língua e Cultura Alemãs - Nível II
Este curso de alemão dirige-se a estudantes, docentes e funcionárias/os da Universidade de Coimbra, assim como ao público em geral, e dá continuidade ao estudo da Língua Alemã para os/as estudantes que frequentaram com sucesso o curso de Língua e Cultura Alemãs I.
Candidatas/os com idade igual ou superior a 16 anos.
Frequência com aproveitamento do Curso de Língua e Cultura Alemãs I nos últimos dois anos ou demonstração de conhecimentos linguísticos de nível A1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas através da apresentação de certificado linguístico ou da realização de teste de aferição (Testniveau A1).
O curso Língua e Cultura Alemãs II visa ensinar a Língua Alemã na sua forma escrita e oral, quer ao nível da receção quer da produção. Os objetivos da disciplina orientam-se pelo nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
No final deste nível, o/a estudante terá adquirido as competências linguísticas seguintes:
“Consegue compreender e usar expressões conhecidas do dia-a-dia e frases básicas dirigidas para a satisfação concreta de uma necessidade.
Consegue apresentar-se aos outros e responder a perguntas sobre si, sobre o local onde mora, as pessoas que conhece e os objectos que lhe pertencem.
Consegue interagir de forma simples, desde que a outra pessoa fale devagar e com clareza e esteja preparada para ajudar.” (fonte: Níveis dos cursos e exames do Goethe-Institut)
- Habitação, procura de casa
- Mobília
- Vestuário
- Cores
- Indicação de direções
- Monumentos turísticos (Berna)
- Convites
- Viver e trabalhar na Suíça
- Arte e pintura
- Comidas e bebidas
- Ementas em restaurantes
- Verbos com partícula separável (Präsens e Perfekt)
- Verbos com partículas não separáveis
- Verbos irregulares e mistos (Perfekt)
- Imperativo (formal e informal)
- Partículas modais doch e mal
- Indicações de lugar com acusativo e dativo
- Utilização do presente para ações futuras
- Nomes com etwas e nichts
- Composição de nomes
- Adjetivos no nominativo e acusativo após os artigos indefinido, possessivo e negativo
A avaliação contínua contempla os seguintes elementos:
- Vários testes de avaliação
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa/apresentações
- Outros elementos de avaliação
O peso das várias componentes da avaliação será indicado pelo(a) docente no início das aulas e publicado na plataforma Inforestudante.
Regime presencial
3 ECTS:
60 horas de contacto (4 horas/semana)
21 horas de trabalho
Língua e Cultura Alemãs - Nível III
Este curso de alemão dirige-se a estudantes, docentes e funcionárias/os da Universidade de Coimbra, bem como ao público em geral, e dá continuidade ao estudo da Língua Alemã por parte dos/as estudantes que frequentaram com aproveitamento o curso de Língua e Cultura Alemãs – Nível II ou o curso de Língua e Cultura Alemãs – Nível A1 (intensivo) .
Candidatas/os com idade igual ou superior a 16 anos.
Frequência com aproveitamento do Curso de Língua e Cultura Alemãs II ou do Curso de Língua e Cultura Alemãs A1 (intensivo) nos últimos dois anos ou demonstração de conhecimentos linguísticos de nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas através da apresentação de certificado linguístico ou da realização de teste de aferição (Testniveau A1).
O curso de Língua e Cultura Alemãs - Nível III visa ensinar a Língua Alemã na sua forma escrita e oral, quer ao nível da recepção quer da produção. Os objetivos da disciplina orientam-se pelo nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) e apenas estarão concluídos no final do nível IV (2º semestre) deste Curso de Língua e Cultura Alemãs.
No final do nível A2, o/a estudante terá adquirido as competências linguísticas seguintes:
“Consegue compreender frases e frequentemente usa expressões relacionadas com as áreas de relevância imediata (informação pessoal e familiar, compras, geografia local e emprego), consegue comunicar em tarefas simples e rotineiras que requerem troca de informação simples e directa, como assuntos do seu conhecimento.
Consegue descrever aspectos simples do seu passado, o meio circundante e referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.” (fonte: Níveis dos cursos e exames do Goethe-Institut)
- Festas e costumes (Natal, prendas, convites);
- Mudança de casa (arrendamento e equipamento);
- Colónia (monumentos, estudos no estrangeiro, dialetos, partilha de apartamentos)
- Saúde (doenças, dores, consulta no médico, o corpo humano)
- Bancos e repartições públicas
- Declinação no nominativo, acusativo e dativo
- Pronomes pessoais no dativo
- Complementos no dativo com artigos definidos, indefinidos, possessivos e sem artigo
- Posição dos complementos no dativo e acusativo
- Adjetivos no nominativo, acusativo e dativo sem artigo
- Pronomes possessivos no nominativo, acusativo e dativo
- Preposições com dativo e acusativo (Wechselpräpositionen)
- Frases subordinadas com weil e dass
- Pronomes reflexivos no dativo e acusativo
- Adjetivos no nominativo, acusativo e dativo após artigos definidos, indefinidos, possessivos e sem artigo
- Frases subordinadas condicionais com wenn
- Frases subordinadas temporais com als
- O tempo verbal Präteritum dos verbos regulares, irregulares, mistos e modais
- Verbos com complementos no dativo
- Frases subordinadas temporais com seit(dem) e bis
- Verbos modais (significado)
- brauchen ...nicht/kein ...zu + infinitivo
- advérbios de ligação: darum, deshalb, deswegen, daher
A avaliação contínua contempla os seguintes elementos:
- Vários testes de avaliação
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa/apresentações
- Outros elementos de avaliação
O peso das várias componentes da avaliação será indicado pelo(a) docente no início das aulas e publicado na plataforma Inforestudante.
Regime presencial
3 ECTS:
60 horas de contacto (4 horas/semana)
21 horas de trabalho
Língua e Cultura Alemãs - Nível IV
Este curso de alemão dirige-se a estudantes, docentes e funcionárias/os da Universidade de Coimbra, bem como ao público em geral, e dá continuidade ao estudo da Língua Alemã por parte dos/as estudantes que frequentaram com aproveitamento o curso de Língua e Cultura Alemãs – Nível III.
Candidatas/os com idade igual ou superior a 16 anos.
Frequência com aproveitamento do Curso de Língua e Cultura Alemãs III nos últimos dois anos ou demonstração de conhecimentos linguísticos de nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas através da apresentação de certificado linguístico ou da realização de teste de aferição (Testniveau A2).
O curso de Língua e Cultura Alemãs - Nível IV visa ensinar a Língua Alemã na sua forma escrita e oral, quer ao nível da recepção, quer da produção. Os objetivos da disciplina orientam-se pelo nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
No final do nível A2, o/a estudante terá adquirido as competências linguísticas seguintes:
“Consegue compreender frases e frequentemente usa expressões relacionadas com as áreas de relevância imediata (informação pessoal e familiar, compras, geografia local e emprego), consegue comunicar em tarefas simples e rotineiras que requerem troca de informação simples e directa, como assuntos do seu conhecimento.
Consegue descrever aspectos simples do seu passado, o meio circundante e referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.” (fonte: Níveis dos cursos e exames do Goethe-Institut)
- O tempo meteorológico
- Compra de roupa
- Festa de cerveja (Oktoberfest)
- Planeamento de uma viagem
- Visita de uma cidade, descrições de caminho
- Formação profissional
- Profissões
- Concursos de estágios
- História de uma empresas
- O 1º dia no estágio
- Regiões turísticas na Alemanha
- Alojamento e alimentação
- Desportos
- O diminutivo
- Pronome interrogativo Welch-
- Demonstrativo dies-
- artigos indefinidos jed-, kein-, all-, viel-, wenig-
- advérbios locais bei, bis (zu), links, rechts, gegenüber von, entlang, rein, raus
- Perguntas e pedidos, recomendações e propostas com o conjuntivo II de haben, können, dürfen, werden, sollen
- Complementos no genitivo
- Adjetivos no genitivo
- Frases relativas e pronomes relativos no nominativo, acusativo e dativo
- Voz passiva nos tempos verbais de Präsens, Präteritum
- Comparação de adjetivos: comparativo e superlativo
- Frases de comparação com so/genauso wie, als
- Frases temporais com wenn, als
- O prefixo negativo un-
- werden + complementos no nominativo e adjetivos
A avaliação contínua contempla os seguintes elementos:
- Vários testes de avaliação
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa/apresentações
- Outros elementos de avaliação
O peso das várias componentes da avaliação será indicado pelo(a) docente no início das aulas e publicado na plataforma Inforestudante.
Regime presencial
3 ECTS:
60 horas de contacto (4 horas/semana)
21 horas de trabalho
Língua e Cultura Alemãs A1 (curso intensivo)
As aulas são lecionadas num contexto comunicativo e colaborativo. Este método implica a interação entre os/as participantes, sendo apoiado por materiais multimédia.
Candidatas/os com idade igual ou superior a 16 anos.
Não são exigidos conhecimentos prévios da língua Alemã. Pressupõe-se que este seja o seu primeiro contacto com a língua.
No final deste curso, o/a estudante terá atingido o nível A1 do QECRL, sendo capaz de:
– Compreender e usar expressões conhecidas do dia-a-dia e frases básicas que visam satisfazer necessidades concretas;
– Apresentar-se a si e a outros e responder a perguntas sobre si, sobre o local onde mora, as pessoas que conhece e os objetos que lhe pertencem;
– Interagir de forma simples desde que a outra pessoa fale devagar e com clareza e esteja preparada para ajudar.
- Apresentar-se e cumprimentar
- Países e continentes
- Informações pessoais
- Números de 0 a 1 000 000 000
- Dias de semana e partes do dia
- Horas: oficial e coloquial
- Estações do ano e meses
- Vocabulário: “casa”
- Profissões/cursos universitários
- Família
- Desporto e tempo livre
- Habitação
- Mobília
- Vestuário
- Indicação de direções
- Monumentos turísticos
- Arte e pintura
- Comidas e bebidas
- Ementas em restaurantes
- posição do verbo em frases declarativas e interrogativas
- artigo definido
- conjugação de verbos regulares e irregulares do presente do indicativo
- verbos modais (formas, uso e construção frásica)
- verbos haben e sein no Präterirum
- Perfekt
- Verbos com partícula separável e não separáveis
- Imperativo (formal e informal)
- Adjetivos no nominativo e acusativo após artigos indefinido, possessivo e negativo
A avaliação contínua contempla os seguintes elementos:
- Vários testes de avaliação
- Participação oral nas aulas
- Trabalhos de casa/apresentações
- Outros elementos de avaliação
O peso das várias componentes da avaliação será indicado pelo(a) docente no início das aulas e publicado na plataforma Inforestudante.
Regime presencial
6 ECTS:
120 horas de contacto (6 horas/semana)
42 horas de trabalho