Álvaro Seiça realizará uma palestra intitulada «Um Feixe Luminoso: Uma Leitura da Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa». Nesta palestra foi apresentada a Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa que integra a base de dados ELMCIP (Electronic Literature as a Model of Creativity and Innovation in Practice, projeto da Universidade de Bergen coordenado por Scott Rettberg). Esta iniciativa é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT), em colaboração com o Programa de Cultura Digital da Universidade de Bergen.

Resumo
A Coleção de Literatura Electrónica Portuguesa, na base de dados ELMCIP, pretende abordar e recolher as obras criativas e teóricas mais relevantes produzidas por autores portugueses no campo da literatura electrónica, durante os últimos quarenta e cinco anos. A coleção agrega também autores, eventos, organizações, editoras, periódicos, publicações, conferências, performances, instalações e exposições que estejam relacionadas com o contexto português.


Álvaro Seiça (1983, Aveiro, Portugal) publicou quatro livros de poesia, sendo Ö (2014) e permafrost: 20+1 zeptopoemas sms (2012) os mais recentes. Concluiu o mestrado em literatura norte-americana contemporânea, com a tese “Transdução: Processos de Transferência na Literatura e Arte Digitais” (Universidade de Évora, 2011), vencedora do Prémio Moser 2013. Seiça tem publicado poemas e ensaios em diversas revistas. Em 2007, co-fundou a Bypass, um projecto editorial e curatorial nómada. Actualmente, vive em Bergen, na Noruega, onde trabalha como PhD Fellow em Cultura Digital na Universidade de Bergen.