A 3 de junho de 2016, a conferência e a inauguração da exposição «Bird-Watching» assinalam a conclusão do projeto de pós-doutoramento de Joshua Enslen (Academia Militar dos EUA em West Point; investigador de pós-doutoramento em Materialidades da Literatura). Intitulado “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Canção do Exílio”, este projeto decorreu ao longo do ano letivo 2015-2016.

Às 10h30 Joshua Enslen proferirá a conferência «Bird-Watching: Uma História Intertextual de “Canção do Exílio”, o Poema Mais Popular do Brasil». Esta conferência foi uma organização conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.

Às 17h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, será inaugurada a exposição «Bird-Watching: Visualizações da Influência de “Canção do Exílio”», de Alaina Enslen e Joshua Enslen. A exposição, que decorrerá entre 3 e 26 de junho de 2016, foi uma organização do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.