Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), vai realizar-se no dia 4 de dezembro, pelas 18 horas, na Casa da Escrita, em Coimbra, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte de Fernando Assis Pacheco, falecido há 25 anos, no dia 30 de novembro de 1995, em Lisboa, à porta da livraria Buchholz.

Natural de Coimbra, Assis Pacheco concluiu em 1961, na FLUC, a licenciatura em Filologia Germânica com a tese intitulada “Notas para a compreensão de Stephen Spender”.

Jornalista em vários órgãos de comunicação social portugueses, Fernando Assis Pacheco foi também ficcionista, cronista, guionista e poeta. Trabalhos e Paixões de Benito Prada é a sua obra ficcional de referência; a poesia que foi publicando ao longo da sua vida encontra-se reunida no volume intitulado A Musa Irregular.

Nesta sessão, moderada por António Apolinário Lourenço, participarão Francisco Louçã e Teresa Carvalho. Haverá igualmente leitura de poemas de Assis Pacheco, por João Maria André e Paula Santos do grupo de teatro Bonifrates. Será transmitida em streaming no Facebook e no Instagram do Município e também do Turismo de Coimbra.

Esta sessão será a primeira de um conjunto de iniciativas em torno da obra de Fernando Assis Pacheco. O encerramento ocorrerá no dia 30 de novembro de 2021, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.