16 de novembro de 2021. Programa de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa. Centro de Literatura Portuguesa.

Terá lugar o seminário aberto com a Professora Kathrin Sartingen, da Universidade de Viena, dia 16 de novembro, 18h, sala do ILLP (7º. piso FLUC).


Resumo: O tema do seminário aberto é o teatro como lugar privilegiado de encenação de memórias e transformações, pessoais e coletivas, coloniais e pós-coloniais. Tomando como exemplo o teatro português contemporâneo pretende-se estudar as múltiplas perspectivas e vozes, circunstâncias e enredos em torno da guerra colonial. Buscaremos analisar como o trauma da guerra colonial transformou as visões e as expectativas - no fundo, as vidas de todos os envolvidos (ex-combatentes, serviços de administração, familiares, amigos, etc.).

A exemplo da peça Um gajo nunca mais é a mesma coisa que acaba de estrear em 2021 no âmbito do Festival de Teatro de Almada (direção Rodrigo Francisco), pretende-se analisar como o teatro elabora o tema das transformações das memórias individuais e coletivas ocorridas em diferentes momentos históricos e atingindo diferentes gerações. Busca-se mostrar como e com que estratégias estéticas o teatro é capaz de encenar diversas memórias testemunhais e lembranças (auto-)biográficas dos traumas vividos, bem como ideias e perspectivas futuras.