Conforme já foi amplamente noticiado, com reações de consternação geral, faleceu o Prof. Vítor Aguiar e Silva, ontem, aos 82 anos.

Ao longo de décadas, o Prof. Vítor Aguiar e Silva foi uma figura com grande destaque, na vida académica portuguesa e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sua alma mater. Sucessivas gerações de estudantes beneficiaram do seu ensino e da sua investigação, ambos com a altíssima qualidade que é unanimemente reconhecida; destaca-se, nessa atividade, a Teoria da Literatura, campo de estudos que, através de um livro homónimo, praticamente introduziu em Portugal, nos anos 60. Para além disso, os Estudos Camonianos tiveram no Prof. Aguiar e Silva uma figura de referência, sendo de sua autoria estudos fundamentais sobre o épico português. Deve-se-lhe também a coordenação de um extenso e muito completo Dicionário de Luís de Camões, título decisivo na bibliografia camoniana.

Para além de tudo o que se possa dizer neste momento, em sintonia, aliás, com homenagens recentes em que participaram diversos membros do Centro de Literatura Portuguesa, importa sublinhar o seguinte: não poucos dos membros do CLP foram discípulos do Prof. Aguiar e Silva. Vários deles foram ainda seus orientandos, em teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento. Todos certamente recordam com grata memória a sua figura carismática, o rigor do seu discurso em sala de aula e o muito saber que se evidenciava no exercício da sua condição de orientador de trabalhos académicos. Por tudo isso, o Prof. Vítor Aguiar e Silva é credor da sentida homenagem que o CLP neste momento lhe presta.

Carlos Reis
Coordenador Científico