Em busca de todas as áfricas do mundo: homenagem a Pires Laranjeira

© Cátedra Agostinho Neto

Cátedra Agostinho Neto.

Topa, Francisco; Wieser, Doris (org) (2023). Em busca de todas as áfricas do mundo: homenagem a Pires Laranjeira. Porto: Cátedra Agostinho Neto. 317 páginas. ISBN 978-989-53997-0-3

Jubilado em plena pandemia de Covid-19, Pires Laranjeira não pôde fazer a chamada última lição, que deveria ter assinalado as suas quatro décadas de ensino e investigação em torno das literaturas africanas de língua portuguesa na Universidade de Coimbra.

Por este motivo, a sua contribuição decisiva para esta área de estudos foi comemorada através de um colóquio que decorreu de 9 a 11 de novembro de 2021, nas Faculdades de Letras do Porto e de Coimbra. Mais que homenagem, esse encontro foi um colóquio no sentido etimológico da palavra, funcionando como um espaço de conversa e de partilha. Partilha de saberes sobre literaturas africanas, e em particular sobre literatura angolana. Mas partilha também de experiências pedagógicas de ensino da literatura e de gosto pela palavra e pela poesia. E partilha de afetos entre gente que, presencialmente ou à distância, vinha de espaços diversos de Portugal, de Angola, do Brasil – os lugares onde são mais fortes as marcas do legado de Pires Laranjeira – mas também da Croácia, da França e da Itália.


Em busca de todas as áfricas do mundo reúne a quase totalidade das comunicações apresentadas no colóquio de 2021. Abre com um texto do novel jubilado, seguindo-se uma série de depoimentos e ensaios e ainda um catálogo bibliográfico acompanhado de alguns desenhos. Fica, assim, o retrato possível de uma figura maior de professor, investigador, crítico, pensador, poeta, artista plástico e fotógrafo.