No próximo dia 20 de novembro de 2024 (16h00), na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, terá lugar o lançamento de «LdoD Leitura Crítica», o módulo do Arquivo LdoD dedicado à receção crítica do Livro do Desassossego.

A apresentação será realizada pelos investigadores do projeto: Manuel Portela (CLP), Ana Marques (CLP) e Luís Lucas Pereira (CISUC). Trata-se de um projeto do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) em colaboração com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Projeto financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00759/2020. Organização do MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades e do Doutoramento em Materialidades da Literatura.

Como se pode representar e analisar a leitura coletiva do Livro do Desassossego ao longo do tempo por uma comunidade de leitores críticos? Esta é a pergunta que está na base da nova faceta do Arquivo LdoD.

O módulo “LdoD Leitura Crítica” é uma ferramenta para explorar as leituras do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Tem um duplo objetivo: reunir uma amostra exemplificativa da receção crítica do Livro do Desassossego; e criar uma rede computacionalmente processável de relações textuais entre documentos. Estas relações estruturam-se nos seguintes conjuntos: redes de relações dos ensaios com o Livro do Desassossego e com outros textos, e redes de relações entre os ensaios.

Este mapeamento granular das relações textuais baseia-se nas citações que estão presentes nos ensaios que constituem o corpus deste módulo. Estas citações incluem excertos do Livro do Desassossego e excertos de outros textos (de Fernando Pessoa e de outros autores, incluindo os ensaios integrados no corpus). As citações, sob a forma de texto destacado e hiperligações, permitem aos leitores aceder aos fragmentos do Livro a partir dos ensaios, e também aceder aos ensaios a partir dos fragmentos do Livro. A ponte bidirecional estabelecida pelas ligações permite identificar as passagens citadas e os contextos das citações.

Estas redes textuais oferecem-nos uma perspetiva diacrónica e sincrónica da receção do Livro do Desassossego por várias comunidades académicas. O módulo “Leitura Crítica” combina assim o conhecimento histórico da receção com a hipótese teórica de que os protocolos de leitura crítica podem ser formalmente abstraídos a partir dos seus modos particulares de estabelecer conexões textuais. As várias interfaces permitem aceder, pesquisar, recuperar, ligar e analisar os documentos e o seu mosaico de referências e citações. Através de centenas de visualizações é possível observar as redes de relações criadas pelos processos de leitura crítica, seja a partir de cada ensaio e de cada fragmento individual, seja a partir de agregações de diversos conjuntos de elementos do corpus.