No dia 12 de março de 2024 terá lugar, às 18h00, a quinta sessão dos seminários “Pessoa 3.0”, dedicada ao tema Pessoa e a Pós-verdade.
Participam no seminário Daniela Côrtes Maduro, editora da antologia «Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving» (2017) e investigadora doutorada no Centro de Literatura Portuguesa (CLP/FLUC); e Cecília Magalhães, doutoranda no programa Materialidades da Literatura (MatLit/FLUC), onde desenvolve a sua investigação, Fragmentos Em Prática, com foco nas práticas de produção criativa no Arquivo LdoD.
O seminário pretende discutir a relação entre a obra do poeta e o conceito de pós-verdade, entendido como a manipulação da informação e dos factos para criar narrativas que se adaptem a crenças e opiniões subjetivas, que podem ignorar a verdade factual. Herdeira do esteticismo nietzscheano, como foi analisada por Jorge de Sena (“o poeta capaz de mentir/ conscientemente, voluntariamente,/ só ele é capaz de dizer a Verdade”), a obra de Pessoa pode ser lida como uma forma de questionar a ideia de verdade objetiva. Em que medida o fingimento pessoano ajuda a desconstruir/desconhecer narrativas dominantes para criar formas novas de significação? Perante a proliferação de notícias falsas e polarização ideológica, que ensino se extrai da obra do poeta?
Organização: Diego Giménez.
Esta atividade é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto UIDB/00759/2020
ID da reunião: 912 0012 6514
Senha: 355962