Setembro a dezembro de 2024. MatlitLab, Centro de Literatura Portuguesa.
Os encontros mensais "Reimaginar a escrita académica" são promovidos pelo MatlitLab do Centro de Literatura Portuguesa e pretendem discutir a escrita académica.
O MatlitLab acolherá, entre setembro e dezembro de 2024, um ciclo de encontros mensais on-line, que visam discutir as práticas de escrita e os processos de produção de conhecimento a elas associados. A iniciativa lança algumas questões que, apesar de não encerrarem as possibilidades de reflexão, oferecem um caminho aos palestrantes e participantes:
- É inevitável a presença da subjetividade na produção de conhecimento?
- De que modo a influência dos contextos pessoais, culturais e institucionais afeta a produção de textos académicos?
- Quais são as implicações pedagógicas da abordagem subjetiva na escrita académica?
- É possível falar de uma poética da escrita académica?
- Quais são as possibilidades criativas para reinventar a escrita académica e quais os eventuais benefícios?
- Qual é o espaço da criatividade na escrita quando a normalização é essencial para a aceitação dos textos em revistas e instituições?
Quatro palestrantes irão debater estas e outras questões.
A primeira sessão, intitulada "Objetividade X Subjetividade – quem pode mais?", a cargo de Camila Rezende, será a 24 de setembro de 2024 às 18h00. A sessão discutirá regras e critérios de avaliação envolvidos na disputa entre objetividade e subjetividade.
A 22 de outubro de 2024, o segundo encontro será da responsabilidade de Carolina Zuppo Abed; no encontro seguinte, a 26 de novembro de 2024, contar-se-á com a presença de Ana Sabino; por fim, a 17 de dezembro, Leonardo Villa-Forte encerrará o ciclo de encontros.
Os seminários "Reimaginar a escrita académica" pretendem fomentar a discussão e a reflexão sobre diferentes aspetos do processo de produção de conhecimento. A participação é livre e está aberta a estudantes, pesquisadores e ao público em geral.
Inscrições e informações adicionais: https://matlitlab.uc.pt/evento/reimaginar-a-escrita-academica/