O Centro de Literatura Portuguesa, em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, promoverá no dia 11 de março a atividade intitulada "O Poema Vai à Floresta: Literatura e Educação Ambiental".

Esta iniciativa, financiada pela Universidade de Coimbra no âmbito da Semana Cultural de 2025, cujo tema é a poesia, destina-se a crianças e adolescentes de agrupamentos escolares e combina literatura, tecnologia e consciência ambiental.

A atividade inclui:

  • Leitura e interpretação de obras literárias que dialogam com a natureza, utilizando ferramentas interativas com inteligência artificial para estimular a criatividade na elaboração do retrato das personagens;
  • Um Piquenique Literário no Jardim Botânico, com recolha de elementos naturais (folhas, galhos, pedras) para a criação de telas e objetos artísticos que façam referência aos poemas e contos analisados;
  • Uma exposição intitulada "Matéria de poesia", no Centro de Literatura Portuguesa, com as peças criadas pelos participantes, integrando poesia e natureza.

Esta iniciativa busca sensibilizar as novas gerações para a importância da consciência ecológica, aliando a conexão emocional da poesia à experiência sensorial da natureza.

Espera-se que as crianças desenvolvam uma percepção mais sensível da natureza, dos seus ciclos, dos seus elementos e potencialidades através de uma aprendizagem lúdica e interativa, fortalecendo a relação entre a tecnologia, o meio ambiente e a expressão artística.