2 e 3 de outubro de 2023. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Chamada de comunicações
O exercício da crítica literária em Portugal conheceu nas última décadas alterações tão substanciais como contraditórias. Por um lado, diminuiu consideravelmente o espaço dedicado às recensões de obras literárias na imprensa periódica diária e semanal, cuja versão impressa tem também uma expressão cada vez menor no espaço público; mas por outro, multiplicaram-se as revistas culturais e literárias ligadas a departamentos universitários ou centros de investigação, aumentando exponencialmente a produção crítica e ensaística no âmbito da crítica e da teoria literárias, mas sem a preocupação de acompanhar a dinâmica editorial do país. Esse acompanhamento é hoje predominantemente feito na Internet (nas redes sociais e blogues de diversos tipos), para onde também se tem paulatinamente deslocado a expressão pública das próprias revistas universitárias.
A verdade é que, ao mesmo tempo que é notória a rarefação do crítico literário profissional (e quase o mesmo se poderia dizer do jornalista cultural), nunca se publicaram tantos livros e artigos sobre literatura, como consequência da proliferação de pós-graduações em estudos de cultura e literatura e das necessidades curriculares do corpo docente e de investigação universitário e politécnico.
Tendo em conta esta paradoxal realidade, o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e a Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL) entenderam ser oportuno, no momento presente, reunir, num encontro abrangente, os diversos agentes que compõem o universo plural da crítica literária portuguesa, não excluindo os investigadores e críticos internacionais cuja atividade se centra nas literaturas de língua portuguesa. Será um momento propício para debater os problemas e os desafios que hoje se colocam quer à crítica jornalística, quer à crítica ensaística, nas suas diferentes mas também comuns dimensões. A língua de trabalho do Encontro é o Português.
Temário:
- O trabalho da crítica literária;
- O papel regulador da crítica no campo literário atual;
- A crítica e o mercado editorial;
- A crítica informal nos novos media;
- Os escritores e a crítica (fortuna e ausência crítica);
- Os géneros literários e a crítica.
As propostas de comunicação decorrem até ao dia 15 de maio de 2023.
A formalização da candidatura deve ser realizada através de um email dirigido ao CLP, acompanhado de um resumo de cerca de mil caracteres e de um breve currículo (que não deverá ultrapassar as duas páginas em formato Word). Para facilitar a identificação das candidaturas deve escrever-se, em assunto, “A crítica ao espelho”.
A participação estará sujeita ao pagamento de 20 euros, de que estarão dispensados os sócios da APCL e os membros do CLP.
COMISSÃO ORGANIZADORA
- António Apolinário Lourenço
- Maria Helena Santana
- Maria João Simões
COMISSÃO CIENTÍFICA
- António Apolinário Lourenço
- Carlos Reis
- Helena Vasconcelos
- José Augusto Cardoso Bernardes
- Manuel Frias Martins