Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett
Grupo Património Literário (2002-)
1. Identificação e justificação
Por "fundador" que tenha sido o papel de Garrett no Romantismo e no devir literário português, a sua obra padece de uma situação editorial bastante precária, que urge corrigir. É o que este projeto se propõe levar a cabo, preparando em versão crítica a edição da sua Obra Completa: ela integrará as obras ficcionais e ensaísticas dadas a lume por Garrett; a sua produção jornalística; a sua oratória parlamentar; a correspondência; as obras (quase todas inacabadas) que deixou manuscritas, e de que só parte foi até hoje dada a conhecer.
2. Metodologia
Cada volume (prevêem-se 35) será acompanhado por um estudo crítico e um roteiro bibliográfico. Critérios gerais para a fixação do texto serão: para as obras editadas em vida pelo Autor, a escolha, como texto-base, do último por ele revisto, com apresentação das variantes anteriores; para os textos que se ficaram em versão manuscrita, a reconstituição da última demão do Autor, após estudo da genealogia das várias versões e correções; a atualização ortográfica respeitará as intenções estilísticas ou realizações fónicas distintas das atuais, bem como pontuação de Garrett.
O projeto integra ainda o trabalho de revisão do Inventário do Espólio Literário de Garrett (1948), feito por Henrique de Campos Ferreira Lima, e da sua publicação em suporte informático.
3. Recursos bibliográficos / Recursos humanos
A Universidade de Coimbra dispõe dos principais recursos para a pesquisa bibliográfica que este projeto pressupõe: guarda-se na Biblioteca Geral da Universidade e também na Sala Ferreira Lima da Faculdade de Letras a parte máxima do espólio do Escritor, bem como um relevante fundo literário garrettiano.
A Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett foi coordenada por Ofélia Paiva Monteiro (2000-2018) e é atualmente coordenada por Maria Helena Santana. Conta com a colaboração de um grupo de investigadores experientes em edição de textos do século XIX, das Universidades de Coimbra, Lisboa, Minho, Oxford e UERJ (Brasil).
4. Recursos humanos
Entre 2003 e 2023 a equipa trabalhou no estudo e sistematização das diferentes vertentes da obra do escritor: textos literários; textos de intervenção político-social; textos jornalísticos e epistolares. Iniciou-se o programa de publicações:
Obras publicadas:
- O Arco de Sant’Ana (2004) - ed. Maria Helena Santana
- Da Educação (2009) - ed. Fernando A. Machado
- Viagens na Minha Terra (2010) - ed. Ofélia P. Monteiro
- Correspondência Familiar (2012) - ed. Sérgio Nazar David
- Fragmentos Romanescos (2015) - ed. Ofélia P. Monteiro e M. Helena Santana
- Correspondência para Rodrigo da Fonseca Magalhães (2016) - ed. Sérgio Nazar David
- Um Auto de Gil Vicente(2017) - ed. Thomas F. Earle
- Filipa de Vilhena / A Sobrinha do Marquês (2020) - ed. Sérgio Nazar David
- Frei Luís de Sousa (2022) - ed. João Dionísio
- Teatro Póstumo (2023) - ed. Maria Helena Santana
Obras em preparação:
- Lírica de João Mínimo - ed. M. Paula Morão e Ricardo Nobre
- Outras Obras Dramáticas - Sérgio Nazar David
- O Alfageme de Santarém - ed. M. João Simões
- Romanceiro - ed. Sandra Boto
- Mérope - ed. Pedro Serra
- Bosquejo da História da Poesia e da Língua Portuguesa - ed. Evelina Verdelho
- Dona Branca - ed. Luciana Namorato
- Catão - ed. José Cândido Martins