/ Grupos de Investigação / Projetos

Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós

Grupo Património Literário (1990-2030)

Carlos Reis
Coordenador

1. Identificação e justificação

O estudo do Espólio de Eça de Queirós foi o ponto de partida para a conceção e desenvolvimento deste projeto. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de se proceder à edição da obra completa de Eça, adotando-se os critérios e os métodos operativos da crítica textual, aplicados a um autor moderno. Trata-se de uma tarefa de recuperação e de salvaguarda patrimonial, traduzida na recuperação e na estabilização de textos de um autor fundamental da literatura portuguesa. (Cf. Edição Crítica)


2. Objetivos

A Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós procura atingir os seguintes objetivos:
• Revisão, reordenação e fixação do cânone da literatura queirosiana.
• Edição, de acordo com os princípios da crítica textual, dos textos de Eça de Queirós, tendo em atenção a sua diversidade em termos de género.
• Revisão crítica da história dos textos de Eça de Queirós e das circunstâncias da sua escrita, publicação e fortuna cultural.
• Motivação para edições correntes, com propósito de divulgação cultural.


3. Metodologias

A Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós segue os métodos da crítica textual, com eventual recurso a procedimentos da crítica genética e com contributos de metodologias e disciplinas complementares (história literária, estilística, narratologia, etc. Em termos operativos, é adotada uma norma editorial própria e respetivas regras, concebidas para este projeto.


4. Recursos humanos

A Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós é coordenada por Carlos Reis e conta com a colaboração de 19 investigadores, de várias instituições e nacionalidades (Portugal, Espanha, Brasil, França e Estados Unidos).


5. Calendário

A Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós iniciou-se em 1990 e tem o seu termo previsto para 2030.

Títulos já publicados (pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda):

Títulos em preparação:

  • A Cidade e as Serras
  • O Conde d'Abranhos
  • O Egipto e outros relatos

Ver também o blogue: Carlos Reis, Eça de Queirós: Investigação, ensino e debate sobre temas queirosianos (2012-)