Literatura Subversiva e Ativista
Grupo Estudos Contemporâneos (2023-2026)
[EN]
This project adopts three angles of approach to socially committed and disruptive literature: the study of digital literature and digital humanities, the study of children's literature, and the study of dystopian literature.
Though some works can be added to both groups, the objects studied within the scope of this project are distributed as follows:
(a) works that carry out an unconventional exploration of their materiality, thus challenging traditional notions of book, poem, narrative and literature;
(b) works that express a social concern or that challenge an oppressive regime.
This project is linked to the project “Dynamics of the Hypercontemporary” focused on novels written after 2000, and to the MATLIT Lab, concerned with literary experimentation and digital humanities.
[PT]
O presente projeto centra-se no estudo de obras que subvertem convenções literárias e que denunciam problemas sociais. Este projeto será desenvolvido de acordo com três perspetivas fundamentais: o estudo da literatura digital e humanidades digitais, o estudo de literatura infantil e o estudo de literatura distópica.
As obras estudadas no âmbito deste projeto pertencem a um ou, quando efetuem um uso disruptivo da superfície de inscrição e de determinados recursos digitais para efetuar uma crítica social, a ambos os seguintes grupos:
(a) obras que efetuam uma exploração inusitada da sua materialidade, rompendo com noções tradicionais de livro, poema, narrativa e literatura;
(b) obras que manifestam alguma preocupação social ou desafiam um regime opressivo.
Este projeto surge associado ao projeto “Dinâmicas do Hipercontemporâneo”, centrado no estudo das características da produção romanesca escrita e publicada depois do ano 2000, e ao MATLIT Lab, o qual se dedica à experimentação literária e artística, bem como à criação de edições e arquivos digitais.
Dentro da literatura digital e humanidades digitais, o presente projeto pretende dedicar-se ao estudo de obras ativistas criadas e lidas com recurso a tecnologia digital, bem como promover o uso de ferramentas digitais para a edição, análise e disseminação de literatura. No âmbito da literatura infantil, serão abordadas obras socialmente comprometidas, bem como obras que desafiam normas e categorizações ao nível da materialidade do livro, aproximando-se do experimentalismo literário.
Quanto à vertente literatura distópica, na medida em que a literatura tem uma capacidade de extrapolação da realidade, permitindo assim um exame atento do presente, esta componente do projeto visa abordar obras distópicas, mais concretamente romances e adaptações cinematográficas, que efetuam uma crítica a regimes opressivos e abordam questões sociais.
Objetivos
- evidenciar o contributo da literatura digital, literatura infantil e literatura distópica para a formação de sentido crítico;
- enfatizar a ligação entre literatura e sociedade, apresentando as obras estudadas no âmbito deste projeto como sensíveis a transformações na sociedade; verificar de que forma noções tradicionais de livro e de literatura podem ser desafiadas através do experimentalismo literário e do estabelecimento de relações intermediáticas;
- utilizar ferramentas digitais para o estudo, edição e disseminação de obras subversivas e ativistas.