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Poesia, Pós-Humanismo e Automatização da Linguagem

Grupo Estudos Contemporâneos (2024-2026)

Ana Marques

[EN]

This project aims to investigate the effects of the post-humanization of language on literary practices and their implications for human communication and expression. Faced with the growing ubiquity of "smart" technologies, literary studies offer central epistemological tools in the task of critically theorizing the digitization of symbolic production. Through the organization of interdisciplinary activities, the project aims to: describe the systems and processes of language generation; analyze the strategies of literary writing and reading in poetic experiments with automatic generative systems; and develop a critical theory of automation.


[PT]

A automação da produção simbólica é um facto social do mundo contemporâneo. Na sua base está a computabilidade e a automação de linguagem natural. A poesia, enquanto arte da linguagem e enquanto manifestação da singularidade humana, desempenha frequentemente, no contexto das tecnologias de geração de linguagem, a função de Teste de Turing, validando o grau de sofisticação destes sistemas. Face às perspectivas utilitárias sobre a produção e a expressão linguística, e face à crescente ubiquidade das tecnologias “inteligentes” e suas aplicações no contexto social, os estudos literários fornecem ferramentas epistemológicas centrais na tarefa de teorizar criticamente sobre os processos de digitalização não apenas da linguagem literária, mas da produção cultural e da construção e expressão da subjectividade. Este projeto trata de investigar os efeitos da pós-humanização da linguagem nas práticas literárias e as suas implicações no contexto mais abrangente da comunicação humana.


Objetivos:

  • Descrever sistemas e processos de geração de linguagem.
  • Analisar as estratégias de escrita e de leitura literárias em experiências poéticas com sistemas generativos automáticos.
  • Teorizar sobre a pós-humanização da linguagem e da expressão da subjetividade a partir das relações entre literatura e computação.
  • Desenvolver uma teoria crítica da automação da produção simbólica.