Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Gil Vicente

   
Capa - Gil Vicente 

Autor: José Augusto Cardoso Bernardes
Editora: Edições 70/ Centro de Literatura Portuguesa
Data: 2008
Coleção: Cânone
Coordenação: Carlos Reis
Nº de páginas: 238
ISBN: 978-9724415178
Preço: €16.15 - Comprar

Sinopse

Sendo cada uma das obras dedicada a um escritor português, pretende-se que os textos desta coleção - escritos por especialistas, mas num estilo que se quer de divulgação - elucidem o leitor sobre a especificidade da obra de cada autor.

Nos últimos anos desenvolveu-se, no domínio dos estudos literários e mesmo fora dele, um interessante debate acerca da questão do cânone, debate a que não são estranhos sentidos e até preconceitos ideológicos. Polarizado em torno da dimensão institucional da literatura e de aspectos significativos dessa dimensão como seja a sua presença no sistema de ensino, a discussão sobre o cânone levou inevitavelmente à ponderação de elencos de autores considerados canónicos e, na sequência dessa ponderação, à acentuação da função pedagógica e de legitimação simbólica atribuída a esses elencos.

Se olharmos para os bem variados cenários em que, ao longo dos tempos, decorreu e se reafirmou a “canonização” de Gil Vicente, verificaremos que é indiscutível e até praticamente obrigatória a presença deste grande homem de teatro nesta série de volumes. Isso mesmo é confirmado em vários momentos desta monografia, confiada a José Augusto Cardoso Bernardes, um dos nossos grandes especialistas em matéria vicentina.

Carlos Reis

  
 
Índice