/ Publicações

Recursos Digitais

O Digital, nas suas múltiplas dimensões, constitui uma das prioridades definidas no Plano Estratégico do Centro de Literatura Portuguesa.

As transformações em curso nas tecnologias de informação e comunicação têm uma tripla expressão na atividade do CLP: na adoção de metodologias digitais na investigação, na atenção à criação literária digital e na criação de plataformas digitais segundo uma perspetiva de produção de novos recursos, orientados quer para estudantes e investigadores, quer para a comunicação com um público alargado. A atenção dada à mediação digital ao longo dos anos é visível em vários números das duas revistas do CLP (Revista de Estudos Literários e MATLIT), em colóquios internacionais organizados (Estudos Literários Digitais, em 2015; Ensino da Literatura Digital, em 2019, e "Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change", em 2023), em temas de tese de doutoramento e ainda em quatro projetos em desenvolvimento: Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, Arquivo LdoD, Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa (sécs. XVIII-XXI) e LEPLE: Literatura no Ensino do Português como Língua Estrangeira.

O Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa é entendido como resultado extensivo do projeto “Figuras da Ficção”. Nesse contexto, o Dicionário é concebido como uma obra articulada sobre quatro linhas de desenvolvimento: a personagem, enquanto categoria narrativa com reconhecido potencial semântico e diversificada elaboração, em várias épocas e géneros narrativos; a literatura portuguesa, enquanto campo literário que corresponde ao que é usual designar como literatura nacional e determinando o fundamental do corpus de entradas; a história literária, enquanto processo que envolve transformações que incidem sobre a categoria narrativa aqui em causa, designadamente (mas não só) no que toca ao devir de movimentos periodológicos; os estudos narrativos, enquanto campo teórico alargado e interdisciplinarmente enriquecido por extensões que conduzem a narrativas não literárias e não verbais (cinema, jornalismo, televisão, banda desenhada, videogames, etc.), contempladas na medida em que ilustram a sobrevida da personagem literária noutros contextos e suportes, com destaque para a questão da transposição intermediática.

Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego

O Arquivo LdoD é um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra. Além da leitura e comparação das transcrições, o Arquivo LdoD permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego. Inclui ainda um módulo de escrita que, futuramente, permitirá aos utilizadores escreverem variações a partir dos fragmentos do Livro. Deste modo, o Arquivo LdoD combina um princípio representacional com um princípio simulatório: o primeiro consiste na representação da história e dos processos de escrita e de edição do Livro; o segundo consiste na possibilidade de os utilizadores assumirem diferentes papéis no processo literário (ler, editar, escrever), usando a flexibilidade do meio digital para experimentarem o Livro do Desassossego como máquina literária.

Em Portugal e na Literatura Portuguesa (sécs. XVIII-XXI)

O projeto «Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa» visa estabelecer e analisar o “corpus” das traduções portuguesas das obras de Voltaire – ficção narrativa e dramática, épica, ensaios filosóficos e políticos – desde o final do século XVIII até à contemporaneidade. O projeto, inovador no panorama português, apresenta uma dimensão interdisciplinar associando Estudos de Tradução, Teoria Literária, da Cultura e da História. É, igualmente, um projeto pioneiro pelas sinergias que congrega entre universidades, contribuindo para a criação futura de uma rede com projetos conexos (em França, Itália, Reino-Unido, Alemanha, Holanda, Hungria, Rússia, Japão e China), com o objetivo de estabelecer uma cartografia europeia/mundial de Voltaire. Privilegia, ainda, uma abordagem epistemologicamente atual da relação entre períodos históricos, associados a fenómenos de Censura (Inquisição, Estado Novo), Literatura, Literatura estrangeira e Tradução. O projeto abre-se às Humanidades Digitais e assume-se como uma metodologia inovadora de investigação, no domínio das cartografias literárias/culturais. Os materiais disponibilizados, online, serão fundamentais, do ponto de vista teórico e metodológico, para a formação avançada de investigadores associados a programas de doutoramento e pós-doutoramento de Estudos Literários, Culturais e de Tradução.

Literatura no Ensino do Português como Língua Estrangeira

O projeto LEPLE (Literatura no Ensino de Português como Língua Estrangeira) tem como principal objetivo introduzir a leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no ensino de Português como língua estrangeira (PLE). Numa primeira fase, o projeto visa o nível de iniciação (A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). A definição do corpus teve em conta a presença dos textos no cânone escolar. Assim, procedeu-se à retextualização da novela O Senhor Ventura, de Miguel Torga, e à sua testagem em sala de aula; e retextualizaram-se mais quatro contos (Eça de Queirós, “A aia”; Vergílio Ferreira, “A estrela”; Mário de Carvalho, “Jano”; Lídia Jorge, “A instrumentalina”) que, após testagem, serão introduzidos na plataforma Moodle da Universidade de Coimbra, mediante colaboração do Ensino a Distância. A nova plataforma, em construção, contemplará as adaptações, ilustrações e hiperligações para esclarecimento lexical, exercícios de compreensão e ficheiros áudio.

Outros Recursos

Galerias Digitais

  • Arborescent | Resistance (2023): exposição de obras de literatura eletrónica apresentadas no festival "Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change". Organização de Daniela Côrtes Maduro, Alex Saum-Pascual, Manuel Portela e Rui Torres, produzida no âmbito do CLP.
  • Kids e-Lit Exhibition: Read, Imagine, Play (2023): exposição sobre literatura eletrónica infantil e juvenil com curadoria de Ana Maria Machado, Ana Albuquerque e Aguilar, e Jaqueline Conte, produzida no âmbito do CLP.
  • Language and the Interface: An Exhibition (2015): exposição sobre literatura eletrónica com curadoria de Daniela Côrtes Maduro, Ana Marques da Silva e Diogo Marques, produzida no âmbito do CLP.

Publicações selecionadas

[literatura e cultura digital]

Teses de Doutoramento: