Apresentação
O ensino da História da Arte na Universidade de Coimbra tem o seu início em 1814, no âmbito da cadeira de Desenho do Curso Matemático. A sua progressiva autonomização acontece no final do século XIX, associada, sobretudo, ao curso Filosófico e à figura de António Augusto Gonçalves.
Acompanhando desde o primeiro momento a história da Faculdade de Letras, a sua crescente importância reflete-se na criação da cadeira de Estética e História da Arte, logo em 1911. Por ela passarão nomes como os de Joaquim de Vasconcelos, Teixeira de Carvalho, Vergílio Correia e Aarão de Lacerda.
Sob a responsabilidade de Luís Reis Santos, a criação do Instituto de História da Arte contribuirá para a progressiva autonomização académica desta área de estudos, consolidada por António Nogueira Gonçalves que, a partir de 1968, dirige as cadeiras de História da Arte e cria a respetiva biblioteca. Em 1981 é criada a variante de História da Arte na licenciatura em História e, finalmente, em 2003, a licenciatura em História da Arte.
Com uma experiência de formação e investigação longamente consolidada, a ação fundamental da Secção de História da Arte passa hoje pela interpelação da criação artística numa ampla perspetiva histórica e epistemológica, a partir de ferramentas teóricas e metodológicas atuais e sempre atenta aos debates e desafios contemporâneos. Articulando-se com muitas outras áreas de conhecimento, constitui-se como um patamar privilegiado para o conhecimento, interpretação, divulgação, ativação e salvaguarda do património histórico-artístico.
Pessoas
Docentes
Mobilidade
Entrar em contacto por email.
Links: Divisão de Relações Internacionais | Protocolos de mobilidade
Espaços
Projectos em curso
Redes sociais
A divulgação dos eventos e atividades da secção de História da Arte da FLUC pode ser acompanhada nas redes sociais:
- Facebook: www.facebook.com/historiadaarte.coimbra
- Instagram: www.instagram.com/historiadaartefluc